Gabigol lidera a lista dos 10 maiores artilheiros de 2019 no Brasil - GettyImages
TEMPORADA 2019

Retrospectiva: confira os 10 maiores goleadores do futebol brasileiro em 2019

Saiba quem são os artilheiros mais letais do Brasil, somando campeonatos nacionais, regionais e continentais

Gabriela Santos Publicado em 16/12/2019, às 14h17

O ano está acabando e o futebol teve muitos recordes quebrados no futebol brasileiro na temporada de 2019. E com a artilharia não seria diferente. Somando os campeonatos nacionais, regionais e continentais, o futebol brasileiro tem muito gol para contar história neste ano.

O Flamengo, atual dono do título do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, contou com um ataque matador na caminhada de suas conquistas e estrelado por Gabigol e Bruno Henrique. O Rubro-Negro já está no Catar para disputar o Mundial de Clubes e busca o quarto título no ano.

Enquanto o futebol brasileiro está de férias e por enquanto deixa saudade, o SportBuzz separou os 10 artilheiros mais letais da temporada 2019, somando as disputas do Brasileirão (Séries A, B e C), Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais e Regionais, Libertadores e Sul-Americana. Confira a lista em ordem decrescente.

10º Everton Cebolinha (Grêmio) – 20 gols

O principal goleador do Grêmio fecha a lista dos maiores artilheiros do Brasil em 2019. Na temporada, o atacante foi decisivo para o Tricolor gaúcho e anotou 20 gols em 57 partidas disputadas no ano. Foram: 11 gols na Série A do Brasileirão; 4 gols na Libertadores; 4 gols no Campeonato Gaúcho; e 1 gol marcado na Copa do Brasil.

9º Guilherme (Sport) – 21 gols

Ao lado de Hernane Brocador, Guilherme formou um dos ataques mais eficientes da Série B do Brasileirão na temporada. Ele balançou a rede 21 vezes em 49 partidas. Foram: 4 gols no Pernambucano; e 17 gols na Série B do Campeonato Brasileiro.

8º Edson Cariús (Ferroviário e CRB) – 21 gols

O atacante teve passagem por duas equipes em 2019 e se destacou pelo Ferroviário. Em 2019, ele marcou 21 gols em 21 paridas disputadas. Pelo Ferroviário foram 29 jogos, sendo: 7 gols na Série C do Brasileirão; 10 gols no Campeonato Cearense; e 2 gols na Copa do Brasil.

Já pelo CRB, foram 2 gols na Série B do Brasileirão.

7º Fred (Cruzeiro) – 21 gols

Fred está entre os 10 melhores da temporada, porém, seu desempenho não ajudou a salvar o Cruzeiro do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano, foram 21 gols feitos em 53 jogos. Foram 12 gols no Campeonato Mineiro; 4 gols na Libertadores e 5 gols na Série A do Brasileirão. O clube celeste disputou a Copa do Brasil, mas Fred não marcou.

6º Rodrigão (Coritiba) – 21 gols

O jogador ex-Santos e Bahia, fez uma bela temporada pelo Coxa, até ser desligado do clube. Pelo Coritiba, foram 21 gols em 42 jogos. Sendo: 1 gol na Copa do Brasil; 13 gols na Série B do Brasileirão; e 7 gols no Campeonato Paranaense.

5º Hernane ‘Brocador’ (Sport) – 23 gols

O Sport tem dois nomes no Top 10. O ‘Brocador’ teve uma boa temporada vestindo a camisa do clube pernambucano. Em 45 partidas, o atacante balançou a rede 23 vezes. Foram: 4 gols na Série B do Campeonato Brasileiro e 9 gols no Campeonato Pernambucano.

4º Jefinho (ABC, Potiguar e Cuiabá) – 24 gols

O jogador defendeu três clubes nesta temporada. Após uma bela campanha na Série C do Brasileirão, pelo ABC, o Cuiabá apostou em Jefinho, que disputou a Série B e a Copa Verde pelo clube. Na temporada, foram 24 gols em 44 jogos. Pelo Potiguar-RN, o atacante marcou 13 gols no Campeonato Potiguar.

Pelo ABC-RN, foram 7 gols na Série C do Brasileirão.

E pelo Cuiabá, Jefinho fez 1 gol na Copa Verde e 3 gols na Série B do Brasileirão.

3º Gilberto (Bahia) – 29 gols

O atacante ex-São Paulo e Vasco fez uma bela campanha pelo Bahia. Foram 29 gols marcados em 58 partidas. No Campeonato Brasileiro, Gilberto não participou de apenas seis partidas. Em 2019, foram: 14 gols na Série A do Brasileirão; 4 gols na Copa do Brasil; 8 gols na Copa do Nordeste; e 3 gols no Campeonato Baiano.

2º Bruno Henrique (Flamengo) – 34 gols

Dono do principal ataque do Brasil em 2019, o Flamengo contou com o reforço de peso do atacante Bruno Henrique desde o início da temporada. Vivendo o melhor ano de sua carreia, BH marcou 34 gols em 60 jogos. Foram: 21 gols no Campeonato Brasileiro; 5 gols na Libertadores; e 8 gols no Campeonato Carioca.

1º Gabigol (Flamengo) – 43 gols

Principal jogador do ataque Rubro-Negro na temporada, Gabigol viveu um ano de ouro e o principal de sua carreira até o momento. Matador, o atacante de 23 anos fez 43 gols em 57 partidas. Ele marcou os dois gols do título do Flamengo na final da Libertadores e foi o maior goleador do Brasileirão, também conquistado pelo Fla.

Na temporada, foram 9 gols na Libertadores (sendo artilheiro da competição); 25 gols no Brasileirão; 7 gols no Campeonato Carioca; e 2 gols na Copa do Brasil.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Gilberto Gabigol Hernane Brocador Bruno Henrique Jefinho

Leia também

São Paulo e Palmeiras fazem clássico sem gols no Brasileirão


Ronaldo concretiza venda de SAF do Cruzeiro e se despede: “Dever cumprido…”


Revelado pelo Grêmio, atacante comemora retorno após lesão: “Muito feliz”


Gum fala sobre aposentadoria, família e trajetória no futebol


Abel Ferreira e diretor do São Paulo fazem as pazes antes do Choque-Rei


Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona