Jogadores do Chelsea comemorando o gol diante do Manchester City na final da Champions League - GettyImages
FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE!

Bicampeão! Chelsea bate o Manchester City e leva o troféu da Champions League pela segunda vez em sua história!

Chelsea fez o único gol da decisão da Champions League diante do Manchester City com Havertz, o primeiro dele no torneio

Redação Publicado em 29/05/2021, às 17h57

Neste sábado, 29, Manchester City e Chelsea entraram em campo pelo jogo único da final da Champions League, no estádio do Dragão, em Porto, Portugal. Era tudo ou nada, ou os Blues conquistavam a Europa pela segunda vez, ou o City faria história.

Show Player

E deu a primeira opção, o Chelsea levou para casa, pela segunda vez em sua história, a tão sonhada e cobiçada "Orelhuda". A primeira, e até então, última vez que havia vencido a Champions foi em 2012.

Confira como as equipes entraram em campo para a partida e como foi o jogo:

ESCALAÇÃO | 1⃣1⃣

31. @edersonmoraes93 🇧🇷
02. Kyle Walker
03. @rubendias 🇵🇹
05. John Stones
11. Oleksandr Zinchenko
08. Ilkay Gündogan
17. Kevin De Bruyne (C)
20. @BernardoCSilva 🇵🇹
07. Raheem Sterling
26. Riyad Mahrez
47. Phil Foden

🔷 #MCFCPortugues | #HoraDaChampions pic.twitter.com/cFWcQkUAzF

— Manchester City (@ManCityPT) May 29, 2021

Team news is in! 📝#UCLFinal pic.twitter.com/BrKdO0jdId

— Chelsea FC (@ChelseaFC) May 29, 2021

O jogo

 

Primeiro tempo

 

A partida começou mesmo com cara de decisão, com as duas equipes arriscando e buscando o gol. Werner recebeu a bola pela direita, acionou Havertz dentro da área, ele tentou ir até a linha de fundo e conseguiu o cruzamento, mas Ederson ficou com ela.
 
Ederson deu mais um lançamento preciso para Sterling, na esquerda, dentro da área, James chegou para proteger, Mendy saiu do gol e conseguiu impedir a finalização do atacante do City.
 
Logo em seguida, Havertz recebeu pela esquerda, cruzou com a canhota, rasteiro, e Werner furou na hora de tentar o chute com a canhota, quase abrindo o placar.
 
O City respondeu com um contragolpe, a defesa do Chelsea afastou, e o time de Guardiola se manteve no campo de ataque para tentar abrir espaços na poderosa defesa de Thomas Tuchel.
 
Aos 16 minutos, Chilwell recebeu na ponta esquerda, levantou a cabeça e cruzou para a chegada do baixinho Kanté, que subiu e conseguiu o cabeceio, nas costas de Rúben Dias, mas mandou para fora.

Foden recebeu dentro da área pela esquerda em passe magistral de De Bruyne, preparou o chute de trivela, mas Rüdiger deu o o carrinho na hora certa e impediu a finalização.

 
Aos 35 minutos, o Chelsea teve uma perda importante. Thiago Silva recebeu atendimento e levou a mão na virilha. Parecia sentir um desconforto, mas apesar de ter voltado a jogar, o zagueiro não resistiu e precisou ser substituído aos 38 bem abalado.
 

Perto do fim do primeiro tempo, Mendy lançou Chilwell na esquerda, ele deu um tapa para Mount, que levantou a cabeça e enfiou para Havertz, em velocidade, Ederson saiu da área, mas o alemão limpou o goleiro brasileiro e manda para as redes.

THE BREAKTHROUGH!!!

🔵 1-0 💠 [42'] #UCLFinal pic.twitter.com/v9fxY4QLr7

— Chelsea FC (@ChelseaFC) May 29, 2021

Segundo tempo

 
Na volta do intervalo, o City perdeu De Bruyne e tentou convencer o juiz de um pênalti. Após levantamento na área da direita, Sterling pegou a sobra dentro da área pela esquerda, soltou a bomba, e o City pediu toque de braço em James, mas o árbitro mandou seguir.
 

Zinchenko cobrou a falta da esquerda, a bola passou por toda a área do Chelsea e saiu pela linha lateral. O City teve o domínio da bola no segundo tempo, e o time londrino não conseguiu encaixar um bom contra-ataque.

Aos 27 minutos, Havertz arrancou em contragolpe pela direita, deu um belo passe para Pulisic dentro da área, o norte-americano finalizou meio travado, mas mandou para fora deixando de lado a grande chance do segundo tempo.
 
Em seguida, Mahrez cobrou o escanteio, a defesa afastou, o argelino ficou com a sobra, cruzou, e Rüdiger tirou de cabeça. O City teve a bola, mas não conseguiu levar perigo ao gol de Mendy.
 
Perto dos 40 minutos, Chilwell cobrou a falta da esquerda, a defesa do City afastou, Jorginho ficou com a sobra na entrada da área e chutou, mas manda à direita do gol de Ederson.
 

Agüero dominou bem pela esquerda, nas costas de James, cruzou de cavadinha com a canhota, mas Mendy se esticou e ficou com a bola. O City insistiu, e insistiu, mas não furou o bloqueio do Chelsea.

Fim de jogo!

Champions League Champions Chelsea Liga dos Campeões Manchester City

Leia também

Artur Jorge prega cautela após vitória do Botafogo em clássico


Thiago Silva confirma saída do Chelsea e faz promessa: “Pretendo...”


Inter: Coudet desabafa sobre clima hostil no Beira-Rio após empate


Oliveira deixa Cássio no banco do Corinthians e crava: “Assunto nosso”


Fluminense sofre goleada, e Diniz promete melhorias: “Não é...”


Internacional e Atlético-GO empatam no Beira-Rio pelo Brasileirão