Jogadores do Fluminense dando apoio para o Botafogo na luta contra a Ferj - GettyImages
VISH!

Botafogo e Fluminense deram chilique no Campeonato Carioca? Ferj toma providência e entra na justiça contra os clubes

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro entrou com a ação devido ao manifesto publicado pelas duas equipes contra ela e a competição

Lucas Miluzzi Publicado em 14/07/2020, às 13h57 - Atualizado às 14h44

A disputa entre Ferj, Campeonato Carioca, Botafogo e Fluminense parece não ter fim. Nesta terça-feira, 14, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação contra as duas equipes por danos morais e pede uma quantia de 100 mil reais, além de uma retratação pública. 

Tudo isso se deve, pois a dupla carioca fez um manifesto criticando o Campeonato Carioca e também a federação local. A Ferj recorreu a Justiça, pois acredita que o Tricolor e o Glorioso "expuseram grosseira e mentirosamente uma série de supostas irregularidades imputadas à Autora".

O documento enviado pela federação ainda afirma que: "É muita covardia de ambos mandatários agirem às expensas das instituições que administram para tentar infligir alguma dor na moral alheia, visando amealhar alguma fugaz repercussão social". 

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro continuou criticando a postura dos dois grandes da cidade. Para a cúpula que administra o esporte local, os protestos realizados por Botafogo e Fluminense não passam de um "chilique".  

"A verdade é que dos 16 clubes apenas 2 discordaram do retorno a atividade desportiva, sentindo-se 'atacados' pela autora e por todos os outros 14 clubes, o que chega a ser uma piada de gosto duvidoso. O ataque a que ambas Rés se referem é a derrota acachapante de 14 x 2? Trata-se, pois, de um mero chilique sem qualquer embasamento para tanto", escreveu na publicação. 

"Essa retórica vazia e oportunista somente tem o condão de desvirtuar o foco da questão, qual seja, a inabilidade em gerir a crise em um clube falido. O suposto motivo nobre nada mais do que mascara uma triste realidade de bancarrota absoluta, bancada por sucessivas administrações incompetentes", segue o processo. A federação justifica a ação afirmando que os clubes "transcenderam o direito à liberdade e manifestação de pensamento, pois serviram apenas para afrontar os direitos da Autora ao nome, imagem, honra, boa-fama, ética, reputação e idoneidade", concluiu a Ferj. 

O Fluminense ainda não respondeu as acusações feitas pela federação, porém o Botafogo as rebateu com seu presidente. Nelson Mufarrej ironizou os argumentos utilizados pelo órgão máximo do esporte no Estado do Rio de Janeiro e disse: 

"Para mim é inédito uma federação de futebol entrar na Justiça contra filiados por discordância de posições. Mais um capítulo da enlameada edição de 2020. Parabéns à Ferj pela brilhante condução, deu aula", afirmou. 

CONFIRA O MANIFESTO!

"Em respeito às tradições seculares e suas conquistas históricas no futebol brasileiro, Botafogo de Futebol e Regatas e o Fluminense Football Club se unem neste manifesto. Primeiramente para reafirmar seu compromisso e sua determinação em cumprir com nosso dever social de pregar a estrita observância das normas recomendadas para a proteção da população. Respeitamos o próximo, no que este termo tem de mais precioso, que é a integridade da saúde e a preservação da vida.

Todos os brasileiros sabem que nossa construção como nação passa pelo futebol, que tem uma responsabilidade social enorme por ser forte fator de influência sobre atitudes e comportamentos da população. O futebol, em sua essência, traz o espírito de solidariedade, a empatia e o respeito ao adversário, sem o qual não há jogo possível. Sem o qual não há ludicidade e, a partir daí, a vida perde um pouco de seu sentido.

Honrados em mantermos nossa posição e nossos princípios é que protestamos contra o que se está vendo do atual cenário do futebol do Rio de Janeiro. Uma cena triste cujo pano de fundo é este momento tão difícil da história nacional, quando vidas estão sendo ceifadas não apenas pela pandemia, mas também a golpes de insensatez e de falta de empatia. O que todos estão assistindo em primeiro plano nesse show de horrores é o espetáculo de desmandos e desrespeito com que os clubes e seus torcedores vêm sendo tratados"


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Odair Hellmann ferj campeonato carioca Botafogo Fluminense

Leia também

Palmeiras bate Cuiabá fora de casa pelo Brasileirão


Bahia vence Botafogo fora de casa e assume vice-liderança do Brasileirão


Mbappé esbanja confiança para decisão na Champions: “Vamos virar”


Luciano marca dois, e São Paulo bate o Vitória no Barradão


Athletico vence o Vasco e assume a liderança provisória do Brasileirão


Morre César Luis Menotti, técnico campeão do mundo com a Argentina