Símbolo dos Jogos Paralímpicos - Getty Images
Jogos Paralímpicos

Conheça o CPI – Comitê Paralímpico Internacional!

O CPI foi fundado como uma organização internacional sem fins lucrativos, que atua como o órgão regulador do Movimento Paraolímpico

Eduardo Colli Publicado em 23/08/2021, às 11h12

Os esportes para atletas com uma deficiência existem há mais de 100 anos. Em 1888, foram criados os primeiros clubes desportivos para surdos em Berlim.

Entretanto, foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que os esportes foram amplamente introduzidos para auxiliar o grande número de soldados e civis que se lesionaram durante a guerra.

Em 1944, o governo britânico criou o Hospital Stoke Mandeville e convidou o médico alemão Dr. Ludwig Guttmann para dirigir o centro de lesões da coluna vertebral. Para recuperar fisicamente e moralmente os pacientes, Gutmann implantou a prática esportiva como reabilitação, recreação e posteriormente como competição.

No dia 29 de julho de 1948, mesmo dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, o Dr. Guttmann organizou a primeira competição para atletas em cadeira de rodas, batizada de Jogos de Stoke Mandeville, um marco na história paralímpica.

Caldeirão Olímpico em Tokyo, que significa "a chama da recuperação" - Créditos / Getty Images

 

Dezesseis paratletas disputaram provas de tiro com arco. Em 1952, com a participação de ex-militares holandeses os Jogos se tornaram internacionais.

Com 400 paratletas de 23 países, a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Verão foi disputada em Roma no ano de 1960.

Neste mesmo ano, sob a regência Federação Mundial dos ex-militares, foi criado um grupo internacional de trabalho para estudar os problemas do desporto para as pessoas com deficiência. Em 1964, foi criada a Organização Internacional de Desporto para Deficientes – IOSD agrupando além dos atletas cadeirantes com lesões na coluna, os deficientes visuais, os amputados, os paralíticos cerebrais e os paraplégicos.

Em 1976, a cidade sueca de Örnsköldsvik recebeu os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno. Os Jogos de Verão e Inverno são disputados a cada quatro anos.

Após muito empenho da ISOD, nos Jogos de 1976 foram incluídos os cegos e os amputados e em 1980, os atletas com paralisia cerebral.

Lukasz Mamczarz nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio - Créditos / Getty Images

 

O objetivo da ISOD era abraçar todas as deficiências e para agir como um Comitê de Coordenação.

Na mesma época, foram criadas outras organizações para deficientes, a Associação Internacional de Esportes e Recreação – CPISRA para deficientes cerebrais em 1978 e a Federação Internacional para Esportes de Cegos – IBSA em 1980.

Para coordenar os Jogos, em 1982 foi criado o "Comitê Mundial de Coordenação Internacional de Esportes para Deficientes" – ICC, composto pelos presidentes da CPISRA, o IBAS, ISMGF e ISOD, seus secretários-gerais e um membro adicional (no início era o Vice-Presidente, e, mais tarde, o Diretor Técnico).

O Comitê Internacional de Esportes para Surdos – CISS e as Federações Esportivas Internacionais para Pessoas com Deficiência Intelectual – INAS-FID juntaram-se ao ICC em 1986.

Finalmente, em 22 de setembro de 1989, o Comitê Paralímpico Internacional – CPI foi fundado como uma organização internacional sem fins lucrativos em Dusseldorf, Alemanha para atuar como o órgão regulador global do Movimento Paraolímpico.

A partir de Seul na Coréia do Sul (Jogos de Verão) em 1988 e de Albertville na França (Jogos de Inverno), em 1992, graças ao acordo entre o CPI e do COI, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são realizados nas mesmas cidades e locais.

Andrew Hodge nos Jogos Paralímpicos de 1992, em Barcelona - Créditos / Getty Images

 

O termo "Jogos Paralímpicos" foi oficialmente adotado a partir dos Jogos de 1988.

Enigmática a palavra “paraolímpico” é originalmente a combinação das palavras “paraplégico" e "olímpico". Porém com a inclusão de atletas de outros grupos de deficiência, foi adotada a combinação da preposição grega “παρά, pará” (“junto a” ou “ao lado de”), uma competição paralela aos Jogos Olímpicos, ilustrando que os dois movimentos caminham lado a lado

Com sede atualmente na cidade Bonn na Alemanha, o CPI que rege o movimento paralímpico é composto por 165 Comitês Paralímpicos Nacionais (CPN) e quatro federações desportivas internacionais que representam deficiências específicas.

É responsável pela organização dos Jogos Paralímpicos de Verão e Inverno, servindo também como a federação internacional para nove esportes.

O lema do movimento paralímpico é o “espírito em movimento” que foi introduzido nos Jogos de Atenas em 2004. O lema anterior era "Mente, Corpo e Espírito", lançado em 1994.

A visão do IPC é, "permitir que atletas paralímpicos alcancem a excelência desportiva e inspirem e excitem o mundo."


origem Comitê Paralímpico Internacional Alemanha Paralimpíadas CPI

Leia também

Significados dos times de hóquei no gelo americanos


Os nomes e significados dos times de Basquete americanos


Os nomes e significados dos times de Baseball norte-americanos


Os nomes e significados dos times profissionais americanos


A história dos Jogos Paraolímpicos: 1960 a 1980


Jogos Paralímpicos - Conheça a o lema, símbolos, hino, bandeira e mais!