Pau Gasol anuncia sua aposentadoria do basquete - Getty Images
ADEUS, ÍDOLO!

Pau Gasol anuncia sua aposentadoria do basquete

Jogador espanhol fez história na NBA conquistando dois títulos ao lado de Kobe Bryant; na última temporada defendeu o Barcelona

Redação Publicado em 05/10/2021, às 16h17 - Atualizado às 16h28

Nesta terça-feira, 5, mais uma lenda do basquete deu adeus às quadras. Trata-se do espanhol Pau Gasol, duas vezes campeão da NBA com o Los Angeles Lakers, que resolveu encerrar sua carreira após 23 anos no esporte. O jogador falou sobre sua decisão em entrevista coletiva realizada em Barcelona:

Eu estou aqui para anunciar que vou me aposentar do basquete profissional. Foi uma decisão difícil após tantos anos, mas é uma decisão que avaliei com muito cuidado”, afirmou o jogador.

Querido baloncesto, gracias por todo.

Dear basketball, thank you for everything.

Estimat bàsquet, gràcies per tot.

❤️🏀 pic.twitter.com/I6TemPrA5T

— Pau Gasol (@paugasol) October 5, 2021

Pau Gasol pôs um fim à sua carreira profissional aos 41 anos de idade. Ele defendeu o Barcelona na última temporada, clube em que começou a jogar, em 1998, e atuou durante três temporadas, antes de ser escolhido pelo Memphis Grizzlies no draft da NBA de 2001.

Depois, o espanhol se transferiu para o Los Angeles Lakers, onde viveu as maiores glórias de sua carreira, tendo conquistado dois títulos da NBA, 2009 e 2010, ao lado de Kobe Bryant, a quem o jogador fez questão de homenagear no dia de sua aposentadoria.

“Eu quero fazer uma menção especial a Kobe Bryant. Eu gostaria muito que ele estivesse aqui, mas a vida as vezes é muito injusta. Ele me ensinou a ser um líder melhor, um competidor melhor e o que significava ser um vencedor”, disse Gasol.

A hero in Los Angeles. A hoops legend around the world.

Congrats on your retirement, Pau. pic.twitter.com/ODzWHXgq94

— Los Angeles Lakers (@Lakers) October 5, 2021

Além dos títulos da NBA, Gasol também esteve em seis seleções para o All Star Game, quatro vezes All NBA (duas no segundo time e três no terceiro) e ganhou o prêmio de calouro do ano em 2002. Pela seleção espanhola, o ala-pivô também conquistou três medalhas olímpicas: prata em Pequim-2008 e Londres-2012, e um bronze na Rio-2016.

Depois do Lakers, Pau Gasol ainda teve passagens por Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks, até que sofreu uma grave lesão em 2019 e precisou ficar longe das quadras por quase dois anos, até retornar ao Barcelona em 2021.


Pau Gasol lakers Kobe Bryant Los Angeles NBA

Leia também

Nikola Jokic: o campeão da NBA que prefere cuidar de cavalos


Jokic fala após 3 a 0 dos Nuggets contra Lakers: “Vencer é um...”


NBA: sem Butler, Heat vence Celtics fora de casa e deixa tudo igual


NBA: Tyrese Haliburton denuncia racismo sofrido por irmão em Milwaukee


Astro da NBA revela admiração por jogador brasileiro: “Acho que…”


Michael Jordan ou LeBron James? Jogadores da NBA votam; confira