Luka Doncic - Getty Images
FUTURO HALL DA FAMA!

Luka Doncic: de astro do Real Madrid à líder do Dallas Mavericks

Astro precoce no Real Madrid, Luka Doncic quebrou recordes na Europa e constrói sua carreira para o Hall da Fama do basquete no Dallas Mavericks

Henrique Cesar Mello Publicado em 22/05/2024, às 11h00

Há quem diga que a NBA atualmente está sendo dominada por jogadores europeus ou jogadores que não nasceram nos Estados Unidos. Por exemplo, os seis últimos prêmios de MVP da liga foram entregues duas vezes para o grego Giannis Antetokounmpo (2018/19 e 2019/20), três vezes para o sérvio Nikola Jokic (2020/21, 2021/22 e 2023/24) e uma vez camaronês com cidadania francesa Joel Embiid (2022/23).

Além disso, os três jogadores que foram finalistas da premiação na atual temporada são nascidos fora do território estadunidense: Jokic (Sérvia/ Denver Nuggets), Shai Gilgeous-Alexander (Canadá/ Oklahoma City Thunder) e Luka Doncic (Eslovênia/ Dallas Mavericks).

Por mais que Jokic tenha levado nesta edição da liga, Luka vem crescendo cada vez mais dentro da NBA desde que chegou e merecendo ano após ano estar na conversa dos melhores da temporada. Conheça um pouco da história do famoso “tesouro esloveno”.

 

Quem é Luka Doncic

Nascido no dia 28 de fevereiro de 1999, na cidade de Ljubljana, capital da Eslovênia, Luka Doncic já brilhava desde pequeno com a bola laranja. Conhecido na Europa como o menino-prodígio da cantera madridista, começou sua carreira no Olimpija Ljubljana.

Com 13 anos, conquistou o prêmio de melhor jogador do Torneio de Lido, em Roma. Na semifinal, o armador marcou 41 pontos. Já na final, Doncic fez um triplo-duplo, com 54 pontos, 11 rebotes e 10 assistências. Por conta disso, o jovem atleta chegou ao Real Madrid com 13 anos e por lá fez muita história.

A estreia no profissional veio com apenas 16 anos e dois meses, se tornando o atleta mais jovem a jogar no time principal merengue. Com somente 19 anos de idade, se tornou o melhor jogador europeu, vencendo o prêmio de MVP da temporada regular e do Final Four da Euroliga, em 2018, vencida pelo Real Madrid. Por lá, também foi tricampeão espanhol (2014/15, 2015/16 e 2017/18).

Luka Doncic’s highlights with Real Madrid 🔥

pic.twitter.com/2oGnGH0GIg

— NBA SKITS (@NBA_Skits) August 25, 2022

Pela seleção da Eslovênia, já foi campeão europeu em 2017, com apenas 18 anos, quando, ao lado de Goran Dragic, liderou o time nacional de seu país para o título inédito e invicto da EuroBasket. Na final sobre a Sérvia, vencida por 93 a 85, precisou sair de quadra após lesionar o tornozelo, mas foi carregado pelos companheiros na comemoração do troféu. Depois de tudo isso, chamou a atenção do melhor basquete do mundo.

A esperança do Dallas Mavericks após Dirk Nowitzki

Luka foi draftado em 2018 pelo Atlanta Hawks na terceira escolha geral, mas acabou trocado para o Dallas Mavericks e já chegou na franquia do Texas com muita responsabilidade. O esloveno dividiu quadra com o grande ídolo do time, o alemão Dirk Nowitzki, que já estava no final de sua carreira. Com o peso de ser o próximo grande líder da equipe para um título, Doncic vem dando seu máximo.

 

Em seu primeiro ano na liga, terminou com médias superiores a 20 pontos por jogo, cinco assistências por jogo e cinco rebotes por jogo. Somente outros quatro jogadores fizeram isso: Oscar Robertson (1960–61), Michael Jordan (1984–85), LeBron James (2003–04) e Tyreke Evans (2009–10).

Na mesma temporada, anotou oito triplo-duplos e se tornou o mais jovem a alcançar o feito tantas vezes. Por conta disso, recebeu o prêmio de Novato do Ano, se consagrando como o segundo europeu a conquistar o troféu, ao lado de Pau Gasol (2002).

Com recordes atrás de recordes, Luka vem cada vez mais consolidando sua carreira dentro da NBA. Desde que entrou na liga, vem tentando levar os Mavericks para a glória novamente, mas todo ano esbarra em algum empecilho. Na atual temporada, avançou à final da Conferência Oeste, contra o Minnesota Timberwolves.

 

Títulos e troféus de Luka Doncic

Recordes de Luka Doncic

Show Player

Curiosidades que você não sabia sobre Luka Doncic

Paixão pelo futebol

Luka já jogou futebol e outros esportes quando era mais novo, mas passou a focar no basquete quando ficou mais alto. De acordo com sua mãe, Doncic chegou a competir no futebol infantil durante quatro anos, era atacante e forte nas bolas aéreas. Desde criança, seu time do coração é o Red Star Belgrade, de Belgrado, capital da Sérvia, por conta de seu pai, um esloveno descendente de sérvios. Mas depois acabou adotando o Real Madrid.

Luka Doncic no Real Madrid - Créditos: Getty Images

 

Ídolo no basquete e o motivo por trás do número 7

Doncic sempre usou a camisa 7 em sua carreira e acabou começando a usar a 77 nos Mavericks, trazendo para a seleção eslovena também. Isso porque em ambos os lugares, a camisa 7 já estava sendo usada quando ele chegou: por Klemen Prepelic na Eslovênia e por Dwight Powell em Dallas.

 

A 77 foi a escolhida por ser uma derivação de seu número preferido, que tem uma explicação específica: é a camisa usada por Vassilis Spanoulis, ídolo de Doncic no basquete. O grego é um dos principais jogadores de sua geração na Europa, jogando até mesmo pelo Houston Rockets (2006/07). Ele foi três vezes campeão da Euroliga e MVP da competição em 2013, além de três vezes MVP do Final Four.

Vassilis Spanoulis - Créditos: Getty Images

 

Relação com Goran Dragic

Os grandes responsáveis pelo título da Eslovênia no EuroBasket, a relação entre Doncic e Dragic vem de antes disso. O pai de Luka, Sasa Doncic, chegou a jogar com Dragic no extinto KK Olimpija, clube da capital do país, sendo campeões em 2007 e 2008 da liga eslovena.

Luka Doncic e Goran Dragic - Créditos: Getty Images

 


 

Luka Doncic

Leia também

JJ Redick tem acerto e será o novo treinador do Los Angeles Lakers


Após vencer o título, Jayson Tatum encaminha renovação multimilionária


Boston Celtics volta a vencer, e é campeão da NBA após 16 anos; veja!


Celtics x Mavericks: onde assistir ao Jogo 5 das finais da NBA


Mavericks reage, passeia contra os Celtics e se mantém vivo na NBA


Mavericks x Celtics: onde assistir ao Jogo 4 das finais da NBA