Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / EITA!

NBA: Darvin Ham está perto de ser demitido do comando dos Lakers

Franquia 17 vezes campeã da NBA, Los Angeles Lakers deve mudar comando para a temporada de 2024/25 após desastre com Darvin Ham nos playoffs

Redação Publicado em 30/04/2024, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darvin Ham - Getty Images
Darvin Ham - Getty Images

O desastre nos playoffs aconteceu a menos de 24 horas para o Los Angeles Lakers e as notícias sobre a possível demissão do treinador Darvin Ham já começam a circular nos bastidores da franquia 17 vezes campeã da NBA. O time acabou de ser eliminado da pós-temporada de 2024 para o Denver Nuggets, em uma série fechada em 4 a 1 na noite desta última segunda-feira, 29. Momentos depois do confronto decisivo no Colorado, o jornalista Shams Charania, do “The Athletic”, compartilhou um artigo onde afirmou que é “altamente improvável” a permanência do técnico à beira da quadra.

“A forma como o final da temporada 2023/24 do Lakers aconteceu deixou o futuro de Darvin Ham como técnico da franquia em sério risco. No momento, de acordo com fontes da NBA e da própria equipe, um retorno é altamente improvável em 2024/25. Mas, uma decisão não deve sair de forma tão rápida. Afinal, o time deve promover uma avaliação interna até que se decida o destino de Ham”, escreveu Charania.

“O grande descontentamento não aconteceu só na série, mas sim ao longo de toda a campanha. O treinador teve pouca convicção sobre a rotação, não se ajustou adequadamente e também teve planos de jogo muito variados e que não se tornaram fixos em nenhum momento. O vestiário não está feliz com ele. Existe um descontentamento. Portanto, será difícil que uma permanência aconteça”, explicou o repórter.

Apesar dos problemas ao longo da temporada, a série final contra os Nuggets mostrou todas as diferenças entre elenco e treinador. Vale ressaltar que Darvin Ham ainda possui dois anos de contrato com os Lakers. “A perda da vantagem de 20 pontos no duelo em Denver foi o fim para Ham. Após um começo ótimo de Anthony Davis, um ajuste de Michael Malone o tirou do jogo, com trocas de marcação. A virada sofrida veio com um Lakers que não se encontrou mais ofensivamente naquela partida. E Davis foi até a coletiva expressar sua frustração com o plano de jogo”, reforçou Shams Charania.

O papel de alguns nomes secundários também foi um problema. “Ham abriu a disputa para a quinta vaga do time titular, garantindo que Russell, Reaves, LeBron e Davis estavam no quinteto. O favorito, Jarred Vanderbilt, se machucou durante a offseason e deu lugar a Taurean Prince no time titular. Para muitos, o ala era visto como bom reforço para a campanha de 2023/24, mas como sétima ou oitava peça do elenco. O papel de Prince não foi bom. Por conta das lesões, o treinador alterou muitas vezes, não só o plano de jogo, como também quem começava os jogos. Isso incluiu momentos em que D’Angelo Russell e Austin Reaves foram reservas. E isso incomodou. Prince e Cam Reddish receberam muitas chances de errar e se manter no time titular. O que não houve com Russell, Reaves e Rui Hachimura, por exemplo”, comentou o insider.