Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Geração UPP conquista títulos no Campeonato Brasileiro da CBJJ

Competição aconteceu neste final de semana em Barueri, São Paulo

Leonardo Fabri Publicado em 23/04/2024, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geração UPP marcou presença em mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu - Luan Faro
Geração UPP marcou presença em mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu - Luan Faro

Em mais uma participação no disputadíssimo Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, pelo oitavo ano consecutivo, a equipe do projeto social carioca Geração UPP marcou presença nos pódios nas classes juvenil e adulto iniciante, neste final de semana, em Barueri-SP.

A delegação, que viajou do Rio de Janeiro a Barueri-SP em um ônibus cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, voltou para casa com nada menos que seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Uma das campeãs foi a jovem Tamara da Silva, do Morro dos Tabajaras.

"Estou feliz demais por já no meu primeiro Campeonato Brasileiro conseguir a medalha de ouro. Estou feliz demais. Obrigado a todos que colaboraram", celebrou a lutadora de 16 anos de idade e com apenas oito meses de treinos.

Professora de Tamara e de João Victor do Carmo, que conquistou a medalha de bronze, a faixa-preta e sargento da PM Tácia Eloah também enfatizou a importância da participação da equipe neste que é o campeonato de jiu-jitsu mais disputado do mundo entre as faixas branca e marrom.

"Meu coração transborda de alegria, estou feliz demais, ainda mais por ser a única professora faixa-preta do geração e conseguir colocar uma outra mulher no lugar mais alto do pódio. Só tenho a agradecer a todos que vêm colaborando para o sucesso desse projeto, incluindo meus colegas de farda e kimono", destacou a policial.

Além de Tamara, Victor Hugo e Yasmin Christina, ambos com 16 anos e alunos da comunidade do Batan, também conquistaram a medalha de ouro. Guilherme Alves, 17, de Manguinhos; e Maria Klara, 16, do Batan, ficaram com a prata; e, como supracitado, João Victor do Carmo, 17, do Morro dos Tabajaras, garantiu o bronze.

Assim como nas participações anteriores, a Legião da Boa Vontade e a Super Rádio Brasil forneceram a alimentação da delegação, que inclui atletas, professores, pais de atletas e voluntários. A hospedagem foi garantida graças a uma parceria entre as Polícias Militares do Rio e de São Paulo.

Ao todo, trinta e seis atletas, das comunidades Adeus/Baiana, Barreira do Vasco, Batan, Borel, Cidade de Deus, Macacos, Manguinhos, Providência, Santa Marta e Tabajaras representaram a Geração UPP na competição, que nesta edição conta cerca de 7 mil atletas inscritos.

"O trabalho que a LBV faz agrega demais na sociedade através do fortalecimento de projetos sociais. Hoje a imensa maioria das crianças que disputam as nossas competições são de projetos que tem o papel de tirar as crianças da ociosidade e colocar no esporte", destacou Filipe Abdala, Diretor de Eventos da CBJJ.

O Geração UPP, que leva os ensinamentos técnicos e filosóficos do jiu-jitsu a jovens de comunidade através de policiais militares graduados completa 15 anos em 2024 e é mantido graças à parceria de boa vontade entre iniciativas pública e privada, incluindo Prime Esportes, Boomboxe e Tintas Nacional.