Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NÃO VAI TER!

Suécia rejeita implementação do VAR em suas principais ligas

A Suécia não irá implementar a tecnologia do VAR no futebol local, após desaprovação da maioria dos clubes da federação sueca; confira

Redação Publicado em 26/04/2024, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suécia rejeita implementação do VAR em suas principais ligas - Getty Images
Suécia rejeita implementação do VAR em suas principais ligas - Getty Images

O futebol sueco não teve o sistema de árbitro de vídeo implementado e, após um processo de pesquisa e reuniões, essa história não vai mudar tão cedo. A Federação de Futebol da Suécia (SvFF) divulgou que o VAR não será adotado nas duas principais divisões do futebol local. A declaração foi feita por Fredrik Reinfeldt, o presidente da entidade.

Em entrevista ao jornal ‘Aftonbladet’, o presidente afirmou que a decisão foi feita pela rejeição dos próprios clubes. “Nós não vamos apresentar o requerimento para o órgão responsável pela aplicação de novas tecnologias, por conta da clara oposição de nossos clubes. Isso em respeito às regras democráticas que regem o movimento do nosso futebol. Por isso não vamos usar o VAR”, disse.

Em 2023, Reinfeldt tinha se mostrado como um entusiasta do árbitro de vídeo. Segundo o próprio, o VAR era uma mudança ideal para se adequar ao futuro do esporte e, como não era adotado na Suécia, se mostrava a favor da implementação. Porém, na entrevista recente, ele afirmou que sua declaração anterior era pautada na obrigatoriedade da UEFA pela tecnologia, que não aconteceu.

O mandatário compartilhou alguns números sobre a pesquisa realizada entre os principais clubes do país e ainda afirmou que a decisão não parece ser temporária. “Se eu contei corretamente, temos 18 clubes na elite e duas federações regionais que disseram que não irão introduzir o VAR. Nós respeitamos isso. E não vemos isso no futuro também”, contou Fredik Reinfeldt.

Imagem do Eleda Stadium, estádio do Malmo FF, maior campeão nacional da Suécia (Crédito: Getty Images)
Imagem do Eleda Stadium, estádio do Malmo FF, maior campeão nacional da Suécia (Crédito: Getty Images)