Sportbuzz

Weverton (Jogador de Futebol)

Weverton em aquecimento pelo Palmeiras
Weverton em aquecimento pelo Palmeiras - Getty Images
Nome CompletoWeverton Pereira da Silva
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento13/12/1987
33 anos, 9 meses
Local NascimentoRio Branco, Acre, Brasil
Facebook Oficial Weverton
Instagram Oficial Weverton
Wikipedia Weverton

Weverton Pereira da Silva, ou apenas Weverton, como é conhecido, é um jogador de futebol que atua na posição de goleiro e, atualmente, defende o Palmeiras.

Natural de Rio Branco, no Acre, o goleiro começou sua jornada nas categorias de base do Juventus do Acre. Em um excelente desempenho contra o Corinthians, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Weverton foi eleito o melhor em campo e chamou a atenção do Timão.

Passou dois anos atuando pela base, onde se destacou e logo foi chamado para integrar a equipe profissional, mas como terceiro goleiro, tendo à sua frente Felipe e Júlio César. No entanto, o treinador Mano Menezes optou por promover também Rafael Santos, logo, Weverton passaria automaticamente a ser o quarto goleiro, situação que o incomodou e o fez querer deixar o clube.

Sem entrar em campo pelo Corinthians nenhuma vez, Weverton foi emprestado para equipes como Remo, Oeste e América de Natal para ir ganhando ritmo de jogo e cada vez mais experiência. Ao final do contrato com a equipe paulista, o goleiro foi para o Botafogo de Ribeirão Preto.

Na equipe, se sagrou campeão do Campeonato Paulista do Interior e, logo depois, começaram a surgir propostas para deixar a equipe. Foi quando o jogador aceitou o novo desafio e foi reforçar a Portuguesa, em 2010.

A passagem de dois anos pela Lusa começou na Série B, e juntos foram avançando para o tão sonhado retorno à elite do futebol nacional, o que aconteceu no final da temporada de 2011 com o título da segunda divisão. No entanto, em 2012, Weverton se despediu da equipe, afirmando que a diretoria não se manifestou por uma renovação de contrato.

Após o fim da passagem pela Lusa, Weverton foi contratado pelo Athletico Paranaense e lá seguiu por quatro anos. Atuando pelo Furacão foi onde o goleiro acreano conseguiu se destacar e realmente se mostrar no cenário nacional. Em 2013 comandou a equipe, juntamente com Paulo Baier, Marcelo Cirino e companhia, em uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, levando o Athletico até a terceira posição e conquistando a classificação para a Libertadores.

Mesmo sendo sondado por gigantes no país como São Paulo e Internacional, a equipe do Paraná conseguiu garantir que o goleiro ficasse para a temporada de 2016, ano em que Weverton foi um dos pilares da equipe na conquista do Campeonato Paranaense depois de sete anos. No mesmo ano, após ótimo desempenho pelo Furacão, o goleiro foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela Seleção Brasileira após lesão de Fernando Prass, na época goleiro do Palmeiras.

Na seleção olímpica, Weverton foi um dos responsáveis pela conquista da primeira medalha de ouro no futebol brasileiro na história das olimpíadas. Na final, que foi para os pênaltis, contra a Alemanha, o goleiro revelou o quão decisivo e o grande pegador de penalidades como é conhecido atualmente.

Após temporada histórica em 2016, com a conquista do ouro olímpico, o goleiro foi contratado pelo Palmeiras em 2017 para disputar posição com Fernando Prass e Jaílson, ambos que entraram para a história do clube poucos anos antes. 

O goleiro estreou pelo Verdão em 2018, e foi brigando pela posição desde então. Com atuações seguras, ganhou a posição de titular com o treinador Roger Machado e, mesmo após a chegada de Felipão, se manteve indispensável na equipe. Seu primeiro ano no Palmeiras contou com derrotas dolorosas como a final do Campeonato Paulista para o Corinthians em pleno Allianz Parque, ou as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. Mas apesar disso, o ano foi marcado mesmo pela conquista do título do Campeonato Brasileiro.

Após um ano conturbado e sem títulos em 2019, a temporada de 2020 ficou marcada na história do goleiro. Começando o ano com o título da Flórida Cup, as conquistas foram muito além do imaginado. Após a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, o Paulistão terminou apenas em agosto, mas com mais um título do Verdão, desta vez, dando o troco e batendo o Corinthians na grande final.

No dia 30 de janeiro de 2021, entrou de vez para a história do Palmeiras com a conquista da Copa Libertadores sendo decisivo e com defesas importantes durante quase todos os jogos em mata-mata da competição. 

Como se não bastasse, em 7 de março, o Palmeiras se sagrou campeão da Copa do Brasil, concretizando a tríplice coroa na temporada, com Weverton sendo um dos principais pilares da equipe.  

A grande fase do goleiro resultou em convocações recorrentes para a Seleção Brasileira principal, onde geralemente disputa uma vaga na títularidade com Alisson e Ederson, goleiros do Liverpool e Manchester City, respectivamente.


Artigos relacionados a Weverton

Weverton, goleiro do Palmeiras lamenta derrota para o Cuiabá - Transmissão Premiere
PSG nega pedido da CBF - Getty Images
Palmeiras tenta segurar Weverton durante as Olimpíadas - Getty Images
Esposa do goleiro Weverton, Jaqueline, perde bebê - Instagram
Weverton elogia atuação do Palmeiras no primeiro tempo, mas diz que poderia ter sido melhor - GettyImages
Weverton se diz empolgado com retorno de Dudu ao Palmeiras - Transmissão TV Globo
Jardine confirma interesse em Weverton e vê liberação de Neymar como complicada - GettyImages
Weverton, goleiro do Palmeiras interessa o treinador da seleção olímpica - GettyImages