Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Usain Bolt (Velocista)

Usain Bolt
Usain Bolt - GettyImages
Nome CompletoUsain St. Leo Bolt
Como/pelo que é mais conhecidoVelocista
Data Nascimento21/08/1986
33 anos, 11 meses
Local NascimentoTrelawny, Jamaica
Site Oficial Usain Bolt
Facebook Oficial Usain Bolt
Twitter Oficial Usain Bolt
Instagram Oficial Usain Bolt
Wikipedia Usain Bolt

Nascido no dia 21 de agosto de 1986, Usain St. Leo Bolt foi um dos principais corredores do atletismo na história. Com recordes incríveis ao longo de sua carreira, o atleta decidiu encerrar sua trajetória no ano de 2017 e passou a atuar como jogador de futebol, mas a aventura não durou muito e Bolt segue longe do esporte.

Natural de Trelawny, na Jamaica, o início do corredor aconteceu em uma pequena escola na cidade em que nasceu. O talento de Bolt para a corrida foi percebido logo no começo aos 12 anos de idade. Na escola secundária, o jamaicano foi deslocado para o atletismo por conta de seu treinador de críquete, que notou a vocação do jovem para a corrida.

Os resultados do atleta vieram logo de cara e o desempenho demonstrava o futuro que o corredor teria. Com muitas medalhas nas competições juvenis, Bolt passou a se destacar dentro do esporte e despontava como brilhante promessa do atletismo. O primeiro torneio foi disputado em 2001, ainda na categoria Sub-17.

Porém, o verdadeiro sucesso veio mesmo a partir de 2003. No Campeonato Mundial Juvenil, Bolt conquistou cinco medalhas de ouro ao longo da competição e adquiriu novos patamares na carreira. Além dos incríveis resultados nos tempos das provas, Usain foi apontado pela imprensa como sucessor da lenda Michael Johnson.

A primeira competição profissional foi disputada em 2004 e o jamaicano participou de sua primeira Olimpíada no mesmo ano. No entanto, o sonho foi destruído por conta de uma lesão no tendão que o impediu de continuar na disputa do torneio esportivo mais importante do mundo. A vontade do atleta era participar dos 100m rasos, mas seu treinador não concordava com a ideia por entender que o jamaicano tinha mais habilidade para provas mais longas.

Quatro anos mais tarde, Bolt atingiu seu auge com a disputa das Olimpíadas de Pequim 2008. Na prova dos 100m rasos, o corredor conquistou a medalha de ouro, batendo todos os recordes mundiais. O feito mostrou ao mundo a lenda que o atletismo teria a partir daquele momento. Ainda venceu a prova dos 200m rasos em solo chinês.

Nos Jogos Olímpicos seguintes, os resultados foram ainda melhores. Venceu três provas e cravou seu nome na história do atletismo mundial. Além dos campeonatos mundiais, Bolt sempre gostou de vencer todas as provas em que competia, por isso, o esforço feito pelo jamaicano trouxe alguns problemas de lesão no final de sua carreira.

A última participação do jamaicano nas Olimpíadas aconteceu em solo brasileiro. No Rio de Janeiro, Bolt conquistou suas últimas três medalhas de ouro olímpicas e, um ano mais tarde, decidiu decretar sua aposentadoria do atletismo. Porém, quem pensava que o jamaicano ficaria longe dos esportes se enganou.

Em 2018, o atleta decidiu se arriscar no futebol e assinou contrato com o Central Coast Mariners, da Austrália, e marcou dois gols em sua estreia como jogador. Porém, a experiência não durou muito e, em janeiro de 2019, Bolt anunciou sua despedida do futebol profissional.

A vida pessoal de Bolt ganhou uma novidade no ano de 2020. O jamaicano anunciou a vida de seu primeiro herdeiro com sua namorada Kasi.


Artigos relacionados a Usain Bolt

Usain Bolt venceu com ampla vantagem os 200 m nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Cameron Spencer/Getty Images
Usain Bolt comemora a conquista do tricampeonato olímpico nos 100 m - Ian Walton/Getty Images
Noah Lyle quase quebrou recorde de Usain Bolt - Getty Images
Usain Bolt pensa em voltar a competir - GettyImages
Usain Bolt publica primeira foto da filha e revela o nome da pequena - GettyImages
Bolt ainda não se posicionou sobre a chegada da herdeira - Instagram
Confira os craques que já se aventuraram em diferentes modalidades! - GettyImages
Astro esportivo reuniu os amigos e familiares para uma festança em sua residência - Instagram
Jamaicano possui nove ouros olímpicos - GettyImages