Sportbuzz

Thomas Müller (Jogador de Futebol)

Thomas Müller em ação pelo Bayern de Munique
Thomas Müller em ação pelo Bayern de Munique - Getty Images
Nome CompletoThomas Müller
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento13/09/1989
32 anos, 1 mês
Local NascimentoWeilheim in Oberbayern, Alemanha
Site Oficial Thomas Müller
Facebook Oficial Thomas Müller
Twitter Oficial Thomas Müller
Instagram Oficial Thomas Müller
Wikipedia Thomas Müller

Thomas Müller nasceu em Weilheim in Oberbayern, uma vila alemã, no dia 13 de setembro de 1989. Começou ainda muito jovem nas categorias de base do TSV Pähl, onde jogou durante sete anos de sua infância, até se transferir para a base do Bayern de Munique, em 2000, onde permaneceu até 2008, quando foi revelado para o profissional do time.

Estreou pelo clube na temporada 2009-10 e logo de cara foi um sucesso imediato. Foi eleito o melhor jogador jovem do campeonato alemão daquela temporada e também entrou para a seleção do campeonato. Fatos estes que lhe credenciaram convocações para a Seleção Alemã e, consequentemente, para a Copa do Mundo de 2010.

Na Copa, Müller anotou cinco gols, sendo o artilheiro da competição e ajudando seu país a alcançar o terceiro lugar no torneio. Também foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo, tudo isso aos 20 anos de idade.

Seu primeiro título no Bayern, foi o da Copa Audi (torneio amistoso de pré-temporada), de 2009, onde foi o artilheiro com dois gols. De lá para cá, Thomas Müller coleciona conquistas com a camisa vermelha, entre as principais delas estão: 10 Bundesligas (sendo nove delas consecutivas), seis Copas da Alemanha, seis Supercopas da Alemanha, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da UEFA e dois Mundiais de Clubes da FIFA.

Pela Seleção Alemã, Müller esteve no elenco campeão da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde terminou eleito como o segundo melhor jogador do torneio. Além desta, também participou das Copas do Mundo de 2010 e 2018 e de duas Eurocopas, em 2012 e 2016.

No dia 5 de março de 2019, o então técnico da seleção alemã, Joachin Löw, afirmou que não convocaria mais Müller, Jerome Boateng e Mats Hummels para dar mais espaço à nova geração de jogadores alemães. Isso obviamente causou descontentamento em Thomas, que se pronunciou em seu twitter, afirmando que ele e os demais companheiros continuavam jogando e ajudando seus times em alto nível.

Recentemente, Müller fez uma de suas melhores temporadas na carreira, na de 2019-20. O jogador, que conquistou todos os títulos que disputou com o Bayern de Munique, foi peça chave daquele elenco, ajudando com 21 assistências na Bundesliga, onde foi o maior assistente do torneio e terminando fazendo parte da Seleção da Liga dos Campeões da UEFA.

Thomas Müller é casado, desde 2009, com Lisa e o casal possui dois cães (Micky e Murmel).


Artigos relacionados a Thomas Müller