Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Thierry Henry (Treinador de Futebol)

Thierry Henry
Thierry Henry - GettyImages
Nome CompletoThierry Daniel Henry
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento17/08/1977
42 anos, 11 meses
Local NascimentoEssone, França
Facebook Oficial Thierry Henry
Twitter Oficial Thierry Henry
Instagram Oficial Thierry Henry
Wikipedia Thierry Henry

Thierry Daniel Henry é um treinador de futebol com pouco destaque em sua curta carreira na profissão. Porém, o desempenho dentro de campo não precisa de comentários e o ex-atacante foi um dos principais nomes da história do futebol francês. Nascido no dia 17 de agosto de 1977, Henry foi revelado pelo Monaco e estreou na equipe profissional no ano de 1995.

Com dois títulos conquistados e 28 gols marcados em 141 jogos, o ex-jogador despertou atenção da Juventus e foi contratado pela equipe em 1998. No entanto, Henry não teve muitas oportunidades por não ter se adaptado ao estilo defensivo praticado no país. Após o período de insucesso na Itália, o atleta se transferiu para o Arsenal e teve seu melhor momento na carreira.

A partir de 1999, Henry passou a defender os Gunners e atingiu números impressionantes durante sua passagem em Londres. O francês participou do último momento de glória do clube dali para frente. Com sete troféus levantados, Thierry atuou em 369 partidas e anotou 226 gols.

Natural de Essone, na França, permaneceu na Inglaterra até 2007, quando decidiu se transferir ao Barcelona. Na Catalunha, também teve bom rendimento, mas não conseguiu retomar o nível de atuação do Arsenal. Mesmo assim, em um time muito organizado, Henry marcou 49 gols e venceu mais sete títulos na carreira.

Porém, em 2010, Henry resolveu se arriscar em um novo desafio e foi contratado pelo New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Por lá, venceu um título em 2013 e participou de 135 partidas com a equipe, com 52 gols marcados. O francês anunciou sua aposentadoria no ano de 2014 para iniciar sua trajetória como comentarista de futebol.

Pela seleção da França, Henry conseguiu repetir as boas atuações dos clubes e teve grande história com os azuis. Conquistou a Eurocopa em 2000, venceu a Copa das Confederações no ano de 2003 e foi Campeão Mundial com a seleção na Copa do Mundo de 1998. Ao todo, participou de 123 gols, com 51 gols.

Após a aposentadoria, o ex-jogador decidiu estudar para se tornar um treinador de futebol. Seu primeiro trabalho aconteceu na seleção da Bélgica, como assistente técnico, no ano de 2016. Dois anos mais tarde, Henry teve sua primeira oportunidade à beira do campo. O Monaco foi a primeira equipe dirigida pelo ídolo francês, mas os resultados não foram positivos e a passagem pelo clube durou apenas uma temporada.

Já em 2019, o treinador foi anunciado pelo Montreal Impact, dos Estados Unidos, onde permanece até os dias de hoje.

Em relação a sua vida pessoal, Thierry Henry nutre momentos de muita tranquilidade ao lado de seus filhos Tristan e Tea.


Artigos relacionados a Thierry Henry