Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram Sportbuzz

Thiago Silva (Jogador de Futebol)

Thiago Silva
Getty Images
Nome CompletoThiago Emiliano da Silva
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento22/09/1984
35 anos
Local NascimentoRio de Janeiro, RJ
Facebook Oficial Thiago Silva
Twitter Oficial Thiago Silva
Instagram Oficial Thiago Silva
Wikipedia Thiago Silva

Thiago Silva é um jogador de futebol que joga na posição de zagueiro. Hoje, o defensor atua pelo clube francês Paris Saint-Germain e pela Seleção Brasileira. O atleta tem uma carreira concisa, sendo considerado um dos melhores jogadores do mundo em sua posição.

Em 1995, aos 11 anos, sua trajetória marcante no mundo do futebol começou nas categorias de base do Fluminense. Thiago fez toda a sua formação no time carioca e ficou no clube até 2003, quando tinha 19.

O ano de 2003 marcou sua estreia no futebol profissional. Thiago foi emprestado à um time gaúcho, o RS Futebol Clube, disputando a terceira divisão do campeonato regional. No ano seguinte, o zagueiro foi transferido para o Juventude, também do Rio Grande do Sul, e lá chamou atenção ao se destacar no Campeonato Brasileiro de 2004.

Em 2005, Thiago Silva foi contratado pelo Porto, mas teve poucas oportunidades de jogar e atuou apenas pela equipe reserva. O brasileiro não se adaptou ao clima de Portugal e seus problemas respiratórios se agravaram. No mesmo ano, Thiago foi emprestado ao russo Dínamo de Moscou, mas também teve complicações e passou por uma tuberculose séria devido ao frio intenso, ficando seis meses internado.

Sua volta para o Brasil aconteceu em 2006, quando o Fluminense contratou o atleta. Em 2007, em um bom momento na carreira, o zagueiro conquistou a Copa do Brasil pelo tricolor. Em 2008, o Fluminense chegou à final da Copa Libertadores, conquistando o vice-campeonato.

As características do jogador se revelaram pela sua segunda passagem no Fluminense: chute forte de perna direita, dribles, desarmes precisos e velocidade pouco usual para zagueiros.

Após seu bom rendimento no Brasil, o zagueiro foi para Itália, contratado pelo Milan, em dezembro de 2008. Mas só em 2011 que o jogador consolidou-se titular do clube italiano, sendo considerado o melhor do mundo de sua posição naquele ano. Ele venceu o Campeonato Italiano na temporada 2010-11.

Em junho de 2012, o atleta foi comprado pelo Paris Saint-Germain, onde joga até hoje. Desde 2013, venceu seis campeonatos franceses.

Thiago Silva também é um dos capitães da Seleção Brasileira. Com a amarelinha, venceu a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa América, em 2019.

Ele Isabelle da Silva e tem dois filhos, Isago e Iago.


Artigos relacionados a Thiago Silva