Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Ronald Koeman (Técnico de Futebol)

Ronald Koeman
Ronald Koeman - Getty Images
Nome CompletoRonald Koeman
Como/pelo que é mais conhecidoTécnico de Futebol
Data Nascimento21/03/1963
61 anos
Local NascimentoZaandam, Países Baixos - Holanda
Facebook Oficial Ronald Koeman
Twitter Oficial Ronald Koeman
Instagram Oficial Ronald Koeman
Wikipedia Ronald Koeman

Nascido na cidade de Zaandam, na Holanda, no dia 21 de março de 1963, Ronald Koeman é ex-jogador de futebol e atual técnico do Barcelona. Ele atuou como zagueiro e foi um dos poucos a jogar nos três clubes rivais em seu país: Ajax, PSV e Feyenoord, além de ter atuado no Groningen, onde iniciou a carreira, e no Barcelona, onde mais atuou com seis anos de jornada.

Em 1980, o holandês iniciou sua trajetória no futebol no Groningen, onde foi se desenvolvendo. Após três anos, foi contratado pelo Ajax, equipe pela qual venceu o Campeonato Holandês, em 1985, e a Copa dos Países Baixos, em 86 e, além disso, chegou à seleção do país.

Em 1986, o treinador se transferiu para o PSV, um dos rivais do time que até então defendia. Lá ficou por três anos e viveu os melhores anos de sua carreira, acumulando três títulos da Eredivisie, duas Copas dos Países Baixos (1988 e 1989) e o mais importante título da história do clube, a Champions League. Além disso, em 1988 conseguiu o título da Eurocopa com a Seleção Holandesa.

Após excelentes temporadas no PSV, Johan Cruijff, técnico do Barcelona na época, o chamou para a reconstrução da equipe, que vinha em decadência desde a década de 60. Koeman chegou no clube Catalão em 1989 e em 1994 já havia conquistado o Campeonato Espanhol quatro vezes. Atuando como zagueiro central, os números ofensivos de Koeman são impressionantes. Pelos blaugranas foram 264 jogos e 87 gols marcados, um deles sendo o do título da Champions League em 1992. Sua jornada pela Espanha, teve fim em 1994, um pouco depois do tetracampeonato nacional.

Após quase dez anos jogando em alto nível, o zagueiro voltou à sua terra natal, desta vez para atuar sobre o outro rival dos dois clubes que já havia jogado, o Feyenoord. Individualmente, Koeman teve bom desempenho, mas não obteve mais conquistas. Com isso, após três anos no clube, anunciou sua aposentadoria.

Começou sua carreira como treinador em 2000, no Vitesse. Após um ano, foi para o Ajax, onde conquistou duas Eredivisie, uma Copa dos Países Baixos e uma Supercopa dos Países Baixos em quatro temporadas comandando a equipe.

Em 2005 foi para Portugal treinar o Benfica, onde conquistou uma Supertaça de Portugal, mas não se manteve muito tempo no cargo para buscar voos mais altos. Após deixar o país português, em 2006, voltou para a sua terra natal, onde comandou o PSV ao título da Eredivisie naquela temporada.

Mas também ficou pouco tempo, deixando a Holanda em 2007 e partindo para a Espanha para treinar o Valência, onde também ficou por apenas um ano, mas venceu a Copa do Rei em 2008.

O destino após mais uma passagem curta em um clube, foi novamente para a Holanda comandar o AZ Alkmaar, onde venceu uma Supercopa dos Países Baixos em 2009.

Koeman chegou a treinar a Seleção Holandesa, mas não conseguiu fazer com que rendesse o esperado. Na Liga das Nações em 2018/19, até conseguiu levar a seleção até a final, mas perdeu para Portugal e, na edição seguinte, foi eliminado precocemente na competição.

O treinador também teve passagens por Feyenoord, Southampton e Everton, mas não conseguiu apresentar bons resultados. Em 2021, Koeman chegou ao Barcelona, mas seu início não foi muito promissor.

Sua continuidade no comando da equipe não foi muito diferente de seu início e, depois de desempenhos muito ruins da equipe catalã, o treinador acabou demitido com 67 jogos, 40 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.

Ronald Koeman fez 759 jogos e tem um total de 250 gols na carreira, o que o coloca como o maior zagueiro-artilheiro de todos os tempos.


Artigos relacionados a Ronald Koeman

Koeman não se deu bem no Barcelona - GettyImages
Dirigente do Barcelona reconheceu erro cometido com Ronald Koeman - GettyImages
Sergi Barjuan, novo treinador interino do Barcelona enquanto clube não decide sobre Xavi - GettyImages
Daniel Alves deixou claro que voltaria ao Barcelona no futuro - GettyImages
Barcelona: Jornais apontam data de demissão de Ronald Koeman - GettyImages
Koeman sobre futuro no Barcelona: “Não sei como o clube pensa nesse sentido” - GettyImages
Barcelona e Levante duelaram em La Liga - GettyImages
Koeman, treinador do Barcelona - GettyImages
Barcelona e Levante entram em campo pela La Liga - GettyImages/Divulgação
Jogador do Barcelona, comandado por Koeman, depois da partida contra o Cádiz - GettyImages
Cádiz e Barcelona se enfrentaram no Campeonato Espanhol - GettyImages
Koeman vem sendo muito cobrado no comando do Barcelona - GettyImages
Koeman quer tempo para trabalhar no Barcelona - GettyImages
Messi com a camisa do Barcelona - GettyImages
Koeman vem sendo muito cobrado no comando do Barcelona - GettyImages
Ronald Koeman, treinador do Barcelona de braços abertos - GettyImages
Koeman, treinador do Barcelona - GettyImages
Koeman quer revanche do Barcelona contra o Bayern de Munique na Champions League - GettyImages
Koeman, treinador do Barcelona - GettyImages
Koeman comenta saída de Messi e Griezmann do Barcelona - GettyImages