Sportbuzz

Ronald Koeman (Técnico de Futebol)

Ronald Koeman
Ronald Koeman - Getty Images
Nome CompletoRonald Koeman
Como/pelo que é mais conhecidoTécnico de Futebol
Data Nascimento21/03/1963
58 anos, 6 meses
Local NascimentoZaandam, Países Baixos - Holanda
Facebook Oficial Ronald Koeman
Twitter Oficial Ronald Koeman
Instagram Oficial Ronald Koeman
Wikipedia Ronald Koeman

Nascido na cidade de Zaandam, na Holanda, no dia 21 de março de 1963, Ronald Koeman é ex-jogador de futebol e atual técnico do Barcelona. Ele atuou como zagueiro e foi um dos poucos a jogar nos três clubes rivais em seu país: Ajax, PSV e Feyenoord, além de ter atuado no Groningen, onde iniciou a carreira, e no Barcelona, onde mais atuou com seis anos de jornada.

Em 1980, o holandês iniciou sua trajetória no futebol no Groningen, onde foi se desenvolvendo. Após três anos, foi contratado pelo Ajax, equipe pela qual venceu o Campeonato Holandês, em 1985, e a Copa dos Países Baixos, em 86 e, além disso, chegou à seleção do país.

Em 1986, o treinador se transferiu para o PSV, um dos rivais do time que até então defendia. Lá ficou por três anos e viveu os melhores anos de sua carreira, acumulando três títulos da Eredivisie, duas Copas dos Países Baixos (1988 e 1989) e o mais importante título da história do clube, a Champions League. Além disso, em 1988 conseguiu o título da Eurocopa com a Seleção Holandesa.

Após excelentes temporadas no PSV, Johan Cruijff, técnico do Barcelona na época, o chamou para a reconstrução da equipe, que vinha em decadência desde a década de 60. Koeman chegou no clube Catalão em 1989 e em 1994 já havia conquistado o Campeonato Espanhol quatro vezes. Atuando como zagueiro central, os números ofensivos de Koeman são impressionantes. Pelos blaugranas foram 264 jogos e 87 gols marcados, um deles sendo o do título da Champions League em 1992. Sua jornada pela Espanha, teve fim em 1994, um pouco depois do tetracampeonato nacional.

Após quase dez anos jogando em alto nível, o zagueiro voltou à sua terra natal, desta vez para atuar sobre o outro rival dos dois clubes que já havia jogado, o Feyenoord. Individualmente, Koeman teve bom desempenho, mas não obteve mais conquistas. Com isso, após três anos no clube, anunciou sua aposentadoria.

Começou sua carreira como treinador em 2000, no Vitesse. Após um ano, foi para o Ajax, onde conquistou duas Eredivisie, uma Copa dos Países Baixos e uma Supercopa dos Países Baixos em quatro temporadas comandando a equipe.

Em 2005 foi para Portugal treinar o Benfica, onde conquistou uma Supertaça de Portugal, mas não se manteve muito tempo no cargo para buscar voos mais altos. Após deixar o país português, em 2006, voltou para a sua terra natal, onde comandou o PSV ao título da Eredivisie naquela temporada.

Mas também ficou pouco tempo, deixando a Holanda em 2007 e partindo para a Espanha para treinar o Valência, onde também ficou por apenas um ano, mas venceu a Copa do Rei em 2008.

O destino após mais uma passagem curta em um clube, foi novamente para a Holanda comandar o AZ Alkmaar, onde venceu uma Supercopa dos Países Baixos em 2009.

Koeman chegou a treinar a Seleção Holandesa, mas não conseguiu fazer com que rendesse o esperado. Na Liga das Nações em 2018/19, até conseguiu levar a seleção até a final, mas perdeu para Portugal e, na edição seguinte, foi eliminado precocemente na competição.

O treinador também teve passagens por Feyenoord, Southampton e Everton, mas não conseguiu apresentar bons resultados. Em 2021, Koeman chegou ao Barcelona, mas seu início não foi muito promissor.

Ronald Koeman fez 759 jogos e tem um total de 250 gols na carreira, o que o coloca como o maior zagueiro-artilheiro de todos os tempos.


Artigos relacionados a Ronald Koeman

Koeman quer revanche do Barcelona contra o Bayern de Munique na Champions League - GettyImages
Koeman, treinador do Barcelona - GettyImages
Koeman comenta saída de Messi e Griezmann do Barcelona - GettyImages
Pjanic criticou Ronald Koeman, atual treinador do Barcelona - GettyImages

E agora, Barcelona? Pjanic detona Ronald Koeman

Pjanic foi outro que deixou o Barcelona e detonou Koeman

Redação | Publicado em 03/09/2021, às 18h53 - Atualizado às 19h09

Bernardo Silva pode trocar o Manchester City pelo Barcelona ou Atlético de Madrid - GettyImages
Troca entre Barcelona e Atlético de Madrid por Griezmann e Saúl pode envolver craque da Seleção Brasileira - GettyImages
Messi ainda não sabe se fica no Barcelona e Ronald Koeman está preocuado - GettyImages
Koeman dá aval para diretoria do Barcelona contratar dupla de jogadores - GettyImages
Koeman vai continuar no comando técnico do Barcelona - GettyImages
Suárez detonou Ronald Koeman e ex-presidente do Barcelona - GettyImages
Koeman detona elenco do Barcelona, mesmo tendo Messi e companhia - GettyImages
Hansi-Flick deixa o Bayern de Munique e vira alvo do Barcelona e Seleção Alemã - GettyImages
Barcelona e Atlético de Madrid duelaram em La Liga - GettyImages
Barcelona visita o Valencia e precisa da vitória para assumir a liderança do Campeonato Espanhol - Divulgação/GettyImages
Messi pode receber oferta de renovação ousada do Barcelona; PSG monitora - GettyImages
Koeman não gostou nada da atuação do Barcelona - GettyImages
Barcelona e Granada duelaram na La Liga - GettyImages
Messi ainda não definiu se vai atuar por Barcelona ou PSG na próxima temporada - GettyImages
Koeman ficou bastante irritado - GettyImages
Real Madrid e Barcelona duelaram na La Liga - GettyImages
Real Madrid e Barcelona duelam na La Liga - GettyImages / Divulgação
Messi é uma das grandes inspirações para o elenco do Barcelona - GettyImages
Barcelona e Huesca duelaram no Campeonato Espanhol - GettyImages