Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Rodrigo Caio (Jogador de Futebol)

Rodrigo Caio atuando pelo Flamengo
Rodrigo Caio atuando pelo Flamengo - Getty Images
Nome CompletoRodrigo Caio Coquette Russo
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento17/08/1993
30 anos, 8 meses
Local NascimentoDracena, São Paulo
Facebook Oficial Rodrigo Caio
Twitter Oficial Rodrigo Caio
Instagram Oficial Rodrigo Caio
Wikipedia Rodrigo Caio

Rodrigo Caio Coquette Russo, mais conhecido como Rodrigo Caio, nasceu em Dracena, São Paulo, no dia 17 de agosto de 1993. Começou sua carreira no futebol em 2005, aos 12 anos, quando ingressou nas categorias de base do São Paulo.

Jogou no Tricolor durante toda a sua juventude, onde conquistou um Bicampeonato Paulista (2007 e 2008) e uma Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2010, com uma equipe que ainda contava com Lucas Moura e Casemiro.

Foi revelado para o profissional em 2011, ainda com 17 anos, sob o comando de Paulo César Carpegiani e fez sua estreia no dia 26 de junho, na derrota histórica do tricolor para o Corinthians, por 5 a 0, no Pacaembu. Ficou no São Paulo durante seis anos e meio, onde conquistou a Copa Sul-Americana de 2012, além de ter sido convocado diversas vezes para as seleções de base.

Com a Amarelinha venceu o Quadrangular Internacional de 2012, um torneio disputado na Argentina que contava com Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e servia como preparação para o Sul-Americano de 2013. Em 2014, foi campeão e eleito o Melhor Jogador do Torneio de Toulon, atuando como volante. Em 2016, o jogador conquistou o inédito Ouro Olímpico e, atuando ao lado de Marquinhos, formou a zaga que sofreu apenas um gol durante toda a disputa da competição.

Ainda quando atuava pelo Tricolor Paulista, protagonizou um lance que repercutiu muito pelo seu gesto de Fair Play (Jogo Limpo). Durante a partida de ida da semifinal do Campeonato Paulista de 2017, contra o rival Corinthians, Rodrigo acidentalmente feriu o colega Renan Ribeiro ao tentar impedir a chegada do atacante . O árbitro da partida entendeu que o atacante alvinegro havia cometido a falta e puniu-o com um cartão amarelo, que tiraria o jogador corinthiano do jogo de volta na Arena Corinthians, porém, Rodrigo assumiu a culpa pelo lance ao juiz e o cartão foi cancelado. O gesto de fair play gerou muitos elogios por parte de torcedores e jogadores rivais, além de comentaristas, mas também repercutiu negativamente, principalmente entre pessoas ligadas ao clube do Morumbi.

Em 2018, quando foi liberado pelo São Paulo para procurar um novo clube, chegou a fazer exames médicos para assinar com o Barcelona, porém o clube catalão optou pela contratação do zagueiro colombiano Jeison Murillo. No dia 28 de dezembro, Rodrigo então assinou um contrato de cinco anos com o Flamengo, no valor de cinco milhões de euros.

Em sua primeira temporada pelo clube carioca já conquistou mais títulos do que havia vencido durante toda a carreira, ganhando o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro, naquela campanha histórica dirigida pelo técnico português, Jorge Jesus. O zagueiro também se destacou por marcar muitos gols logo após sua chegada à equipe.

Em 2020, o sucesso do rubro-negro permaneceu e Rodrigo Caio somou mais quatro títulos, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e os Bicampenatos Carioca e do Brasileiro.

Suas boas atuações renderam-lhe convocações por Tite para a disputa de amistosos com a Seleção Brasileira principal e o jogador é forte candidato para estar na lista de convocados para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

Rodrigo Caio é casado com a cirurgiã dentista Tayane Carvalho, com quem está junto há 9 anos. Em fevereiro, tiveram o nascimento de seu primeiro filho, Bernardo.


Artigos relacionados a Rodrigo Caio