Sportbuzz

Rafael Alcântara (Jogador de Futebol)

Rafael Alcântara em ação pelo Barcelona
Rafael Alcântara em ação pelo Barcelona - Getty Images
Nome CompletoRafael Alcântara do Nascimento
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento12/02/1993
28 anos, 8 meses
Local NascimentoSão Paulo, Brasil
Facebook Oficial Rafael Alcântara
Twitter Oficial Rafael Alcântara
Instagram Oficial Rafael Alcântara
Wikipedia Rafael Alcântara

Rafael Alcântara do Nascimento, mais conhecido como Rafinha ou só Rafael, como ele pediu para ser chamado, nasceu na cidade de São Paulo, dia 12 de fevereiro de 1993. Filho de Mazinho, ex-jogador de Palmeiras, Vasco e da Seleção Brasileira e irmão de Thiago Alcântara, atualmente no Liverpool, o garoto começou a ter contato com o futebol desde muito jovem.

Jogou na base do Coritiba e do São Caetano, até que, com 13 anos, mudou para a Espanha onde ele e o irmão Thiago ingressaram em La Masia, como é chamada a base do Barcelona. Durante sua juventude, defendeu a seleção espanhola nas categorias de base, assim como o irmão, porém, diferente de Thiago, optou por atuar pela seleção brasileira principal.

Estreou no profissional do Barcelona B em janeiro de 2011, aos 18 anos de idade. Em novembro daquele mesmo ano, fez sua primeira partida pela equipe catalã principal, ainda comandada por Pep Guardiola, quando entrou no lugar de Cesc Fàbregas em uma partida da Copa do Rei.

Ao todo Rafael ficou 14 anos no clube catalão. Nesse período, atuou um total de 84 vezes pela equipe B e outras 89 pela principal. Com os culés, conquistou: uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da UEFA, três La Ligas, quatro Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.

Foi emprestado pelo clube em três ocasiões: temporada 2013-14,  ao Celta de Vigo (quando foi eleito jogador revelação da La Liga), em janeiro de 2018, quando atuou pela Inter de Milão durante seis meses e na temporada 2019-20, novamente no Celta de Vigo.

Após seu último empréstimo, Rafael foi vendido ao Paris Saint-Germain, clube em que atua nos dias de hoje ao lado dos brasileiros Marquinhos e Neymar.

Pela Seleção Brasileira, Rafael foi campeão do Torneio de Toulon em 2013 e fez parte do elenco que conquistou o tão desejado ouro olímpico em 2016.


Artigos relacionados a Rafael Alcântara