Sportbuzz

Pia Sundhage (Técnica de Futebol)

Pia Sundhage em evento
Pia Sundhage em evento - Getty Images
Nome CompletoPia Mariane Sundhage
Como/pelo que é mais conhecidaTécnica de Futebol
Data Nascimento13/02/1960
61 anos, 8 meses
Local NascimentoUlricehamn, Suécia
Twitter Oficial Pia Sundhage
Instagram Oficial Pia Sundhage
Wikipedia Pia Sundhage

Pia Mariane Sundhage, ou apenas Pia Sundhage, como é mais conhecida, é uma treinadora de futebol que atualmente comanda a Seleção Brasileira.

Nascida em 13 de fevereiro de 1960, Pia atuou como jogadora de 1978 até 1996, mas entrou realmente nos holofotes com sua carreira de treinadora. Começou realmente sua carreira comandando um time em 2003, quando estava à frente do Boston Breakers. Contudo, ainda não era muito conhecida e também, seus trabalhos ainda não tinham resultados.

Pia realmente entrou em cena e começou a chamar a atenção quando foi treinar a seleção dos Estados Unidos. Lá ficou durante quatro anos, e conquistou dois ouros olímpicos, em 2008 e 2012, e uma Copa do Mundo Feminina, em 2011. Ainda na seleção dos Estados Unidos, foi nomeada a melhor treinadora do mundo, em 2012.

Seu bom trabalho na Seleção Americana chamou a atenção da Seleção Sueca de Futebol Feminino. Honrada em treinar a seleção do seu país de origem, ela comandou a seleção até a final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, passando por Estados Unidos e Brasil. Contudo, acabou sendo derrotada pela Alemanha por 2x1 e ficou com a medalha de prata. 

Em 2019, a treinadora assumiu o comando da Seleção Brasileira e se tornou a primeira estrangeira a atingir o feito. A preparação da selação para as Olimpíadas de Tóquio foi muito satisfatória, conquistando a segunda colocação nos torneios Uber Feminino, em 2019, e Internacional da China, no mesmo ano. O início do trabalho satisfez tanto a CBF que, em 2021, a confederação anunciou a renovação do contrato de Pia até os Jogos Olímpicos de 2024.


Artigos relacionados a Pia Sundhage