Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram Sportbuzz

Paolo Guerrero (Jogador de futebol)

Paolo Guerrero
Getty Images
Nome CompletoJosé Paolo Guerrero Gonzales
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de futebol
Data Nascimento01/01/1984
35 anos, 8 meses
Local NascimentoLima, Peru
Facebook Oficial Paolo Guerrero
Instagram Oficial Paolo Guerrero
Wikipedia Paolo Guerrero

Guerrero, como é mais conhecido, é jogador de futebol e atua como atacante. Atualmente joga no Brasil pelo Internacional e pela Seleção Peruana. Sua trajetória é marcante e lhe torna o jogador mais notável de seu país. 

Em 2002, a jovem promessa do futebol saiu de seu país para integrar o Bayern de Munique, conquistando o campeonato alemão em 2005 e 2006. Seu contrato com o clube durou até 2006, antes de sua transferência para o Hamburgo. Lá ficou durante seis anos antes de vir para o Brasil.

O atacante se destacou no futebol brasileiro em sua passagem pelo Corinthians, quando, em 2012, fez o único gol na final contra o Chelsea, que rendeu ao time paulista o bicampeonato do Mundial de Clubes da FIFA, um dos principais títulos do clube. Na semifinal ele também foi o autor do único gol da partida, levando a equipe à final.

Ainda pelo Corinthians, o peruano conquistou mais dois títulos: a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista, em 2013. Também foi eleito o melhor atacante do Brasileirão de 2014 e tornou-se o estrangeiro que mais fez gols pelo Alvinegro, em 2015. Também consagrou-se como o melhor goleador da equipe na era pós rebaixamento. 

Seu contrato com o Timão durou até maio de 2015, quando se transferiu para o Flamengo. 

Com o Rubro-Negro, o atacante também se destacou como um dos principais jogadores flamenguistas. Em 2017, conquistou o Campeonato Carioca. No mesmo ano, foi o maior artilheiro da equipe. 

Em julho de 2017, Guerrero viveu momentos de tensão em sua carreira. Nas eliminatórias da Copa do Mundo, o peruano foi pego no exame antidoping no jogo entre Peru e Argentina. O atestado foi positivo para benzoilecgonina, o principal metabólico da cocaína.

A FIFA decidiu punir o atleta em um ano fora dos gramados. A defesa do jogador recorreu e alegou que o  metabólico foi ingerido ao uso de chás, feitos com folhas da coca, em vários países latino americanos. No final do ano, a apelação foi aceita e Guerrero ficou apenas seis meses sem jogar. Assim, ele pôde participar da Copa do Mundo, em 2018, defendendo o Peru. 

Em 2018, se transferiu para o Internacional com contrato assinado para três temporadas, até 2021. 

Em 2019, Guerrero foi um dos principais jogadores de sua seleção, fazendo história e levando o grupo nacional à inédita final da Copa América, no Brasil. O Peru ficou com o vice-campeonato após perder para a seleção da casa. 


Artigos relacionados a Paolo Guerrero