Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Neto (Jogador de futebol)

Neto
Neto - GettyImages
Nome CompletoHélio Hermito Zampier Neto
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de futebol
Data Nascimento16/08/1985
35 anos, 1 mês
Local NascimentoRio de Janeiro
Instagram Oficial Neto
Wikipedia Neto

Hélio Hermito Zampier Neto, natural do Rio de Janeiro, é um zagueiro com bom porte físico e ótimo no jogo aéreo. Nascido no dia 16 de agosto de 1985, Neto fez sua última partida oficial em 2016, antes de sofrer o trágico acidente que vitimou 71 pessoas no voo da Chapecoense. O jogador foi um dos seis sobreviventes e, depois disso, ainda não atuou em nenhum jogo oficial.

O início da carreira de Neto aconteceu em 2003 na base do Paraná e do Vasco da Gama. Teve passagens, também, por Cianorte e Metropolitano. Em 2009, o zagueiro chegou ao Guarani e, no ano de 2012, teve seu principal momento com a camisa bugrina. O time de Campinas chegou à decisão do Paulistão, perdendo a final para o Santos, no Morumbi.

A boa campanha fez com que o jogador chamasse atenção dos grandes clubes. No final de 2012, Neto foi contratado pelo Peixe para reforçar o elenco. Permaneceu no clube até o fim de 2014. Porém, um pênalti perdido na final do Paulistão do mesmo ano fez com que o zagueiro perdesse espaço no elenco e deixasse de ser utilizado. Assim, não teve seu contrato renovado ao fim da temporada.

Já em 2015, Neto chegou à Chapecoense e atuou muitas vezes na equipe titular. No ano seguinte, conquistou o Campeonato Catarinense e liderou a equipe na gigante campanha da Sul-Americana, sendo titular nas quartas e semifinais, contra Junior Barranquilla e San Lorenzo, respectivamente.

Porém, o acidente que ocorreu com o voo 2933 da Lamia, na Colômbia, interrompeu o sonho do elenco de conquistar o título dentro de campo. Neto foi um dos sobreviventes daquele acidente, mas os traumas sofridos não permitiram que o atleta retornasse ao futebol.

No final do ano de 2019, o zagueiro anunciou sua aposentadoria dos gramados por conta das fortes dores que sentia e que o impossibilitavam de atuar pelo clube catarinense. Assim, Neto foi convidado para se tornar superintendente da equipe a partir de 2020.

No que diz respeito a sua vida pessoal, Neto é casado com Simone Neto, com quem teve dois filhos: os gêmeos Helan e Helem.


Artigos relacionados a Neto

Neto elogiou os jogadores do Fluminense
Neto disparou contra Pyong Lee - Transmissão / Twitter
Zagueiro Neto se diz injustiçado após tragédia da Chapecoense - GettyImages
Goleiro da Chape projeta melhora para nova temporada no futebol - Divulgação/Chapecoense
Neto ganha cargo na Chapecoense - Getty Images
Os três jogadores sobreviventes da queda (da esquerda para direita): Jackson Follmann, Neto e Alan Ruschel - GettyImages