Sportbuzz

Miranda (Jogador de Futebol)

Miranda pela Seleção Brasileira
Miranda pela Seleção Brasileira - Getty Images
Nome CompletoJoão Miranda de Souza Filho
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento07/09/1984
37 anos, 1 mês
Local NascimentoParanavaí, Paraná, Brasil
Twitter Oficial Miranda
Instagram Oficial Miranda
Wikipedia Miranda

João Miranda de Souza Filho, ou apenas Miranda, como é mais conhecido, é um jogador de futebol que atua na posição de zagueiro e, atualmente, defende o São Paulo.

Carreira

Nascido em 7 de setembro de 1984 e natural de Paranavaí, Paraná, Miranda começou sua carreira no Coritiba, em 2003. Já no ano seguinte, foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi chamado para compor o elenco principal.

Ainda em 2004, foi campeão paranaense com o Coxa, em uma final disputada contra o maior rival, Athletico Paranaense. Também teve a oportunidade de disputar a Copa Libertadores, onde o Coritiba acabou não conseguindo passar da fase de grupos. Em sua passagem pela equipe, Miranda marcou seis gols em 88 jogos disputados.

No meio de 2005, foi contratado pelo Sochaux, da França, mas não teve muito espaço, voltando para o Brasil para defender o São Paulo já no ano seguinte. 

Chegou ao Tricolor Paulista na reta final da temporada de 2006, na qual o clube conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Em 2007, conseguiu a titularidade na equipe e fez parte de um dos melhores sistemas defensivos que a equipe já teve, sofrendo apenas 18 gols em 38 jogos do Brasileirão, e conquistando o título pela segunda fez seguida.

Em 2008, os companheiros de zaga mudaram, mas a competência da parte defensiva da equipe se manteve praticamente a mesma, mantendo a equipe invicta nos últimos 18 jogos do campeonato que sagrou o São Paulo tricampeão brasileiro.

Depois de três anos, o zagueiro assinou contrato com o Atlético de Madrid. Logo em sua estreia pela equipe espanhola acabou sendo expulso. Na temporada de 2012-13, o jogador se sagrou campeão da Copa do Rei com o Atleti em cima do Real Madrid e, na temporada seguinte conquistou a La Liga, quebrando uma hegemonia de nove temporadas da liga sendo conquistada por Barcelona ou Real Madrid.

Após a Copa América de 2015 o jogador foi contratado pela Internazionale de Milão e assinou um contrato de cinco anos. Apesar de conão teve muito sucesso na Itália, sem ser campeão nenhuma vez em quatro anos.quistar a titularidade, a fase da equipe não era das melhores e o jogador n

Em 2019, se transferiu para a China para jogar no Jiangsu Suning após uma recisão contratual consensual com a equipe de Milão. Em sua primeira temporada, se sagrou campeão chinês, mas em 2021, o clube anunciou o encerramento imediato de suas atividades e acabou deixando todos os jogadores liveres no mercado.

No mesmo ano, acertou seu retorno ao São Paulo após dez anos longe do clube.

Seleção Brasleira

A primeira convocação para defender seu país aconteceu em 2007, em meio à era de títulos conquistados com o São Paulo. Sua estreia com a amarelinha, porém, foi apenas em 2009 contra o Peru pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Com o Brasil, conquistou uma Copa das Confederações, dois Superclássicos das Américas e uma Copa América.


Artigos relacionados a Miranda