Sportbuzz

Mayra Aguiar (Lutadora de Judô)

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar - GettyImages
Nome CompletoMayra Aguiar da Silva
Como/pelo que é mais conhecidaLutadora de Judô
Data Nascimento03/08/1991
30 anos, 2 meses
Local NascimentoPorto Alegre, Rio Grande do Sul
Facebook Oficial Mayra Aguiar
Twitter Oficial Mayra Aguiar
Instagram Oficial Mayra Aguiar
Wikipedia Mayra Aguiar

Mayra Aguiar da Silva é uma experiente judoca brasileira, que coleciona momentos de conquistas ao longo de sua trajetória dentro do esporte. Campeã mundial, medalhista olímpica e campeã pan-americana de judô são alguns dos títulos de Mayra. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a judoca disputou sua primeira competição no ano de 1997.

No entanto, o início no esporte aconteceu aos seis anos de idade, quando passou a praticar o judô por incentivo de seus pais. Muito competitiva, a brasileira passou a lutar entre os homens e teve que se mudar para um clube maior. O primeiro foi o Clube Náutico Gaúcho, onde permaneceu por três anos.

Nascida no dia 3 de agosto de 1991, foi no SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre) que a atleta passou boa parte de sua carreira, onde conquistou seus primeiros títulos e permanece até os dias de hoje. Com apenas 14 anos, Mayra já integrava a Seleção Brasileira Junior de Judô.

No ano de 2005, participou de seu primeiro campeonato nacional. No ano seguinte, conquistou a medalha de bronze no Mundial de Santo Domingo, sua primeira condecoração em Mundiais. O primeiro grande resultado da carreira de Mayra aconteceu no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007, quando foi medalha de prata na categoria até 70 kg.

Com bons resultados nos campeonatos mundiais, Mayra colecionou duas medalhas de bronze nas etapas de Paris e no Rio de Janeiro nos anos de 2011 e 2013, além de uma medalha de prata na etapa de Tóquio 2010. A judoca ainda conquistou duas medalhas de ouro em Cheliabinsk, na Rússia, e em Budapeste, na Hungria, nos anos de 2014 e 2017, respectivamente.

Em disputas olímpicas, Mayra ainda não conseguiu passar do terceiro lugar nas competições. Com duas medalhas de bronze em Londres e no Rio de Janeiro, a brasileira busca conquistar sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Nos Jogos Pan-Americanos, Mayra venceu sua primeira medalha de ouro em Lima, no Peru, no ano de 2019, na categoria até 78 kg. Na edição anterior, havia conquistado a prata em Toronto, no Canadá, em 2015.

Já no ano de 2021, Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Após a vitória, a judoca entrou para a história ao se tornar a primeira atleta do Brasil a conquistar três medalhas em competições individuais nos Jogos Olímpicos.


Artigos relacionados a Mayra Aguiar