Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Marquinhos (Jogador de Futebol)

Marquinhos em ação pela Seleção Brasileira
Marquinhos em ação pela Seleção Brasileira - Getty Images
Nome CompletoMarcos Aoás Corrêa
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento14/05/1994
27 anos, 1 mês
Local NascimentoSão Paulo, Brasil
Site Oficial Marquinhos
Facebook Oficial Marquinhos
Twitter Oficial Marquinhos
Instagram Oficial Marquinhos
Wikipedia Marquinhos

Marcos Aoás Corrêa, mais conhecido como Marquinhos, nasceu em São Paulo, dia 14 de maio de 1994. Ingressou nas categorias de base do Corinthians em 2002, aos oito anos de idade, onde já atuava como zagueiro.

Permaneceu na base do Timão até a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012, na qual o time se sagrou campeão e o atleta, destaque daquela competição, foi chamado para o profissional. Ainda em 2012, foi campeão da Copa Libertadores da América junto à equipe do Parque São Jorge, tendo este sido seu primeiro título como profissional.

Após a conquista da América, o zagueiro foi vendido à Roma, da Itália, em uma transação que rendeu ao Corinthians 8,2 milhões de reais pela venda de 50% do passe do atleta.

No clube italiano, o desempenho do zagueiro, logo de início, foi impressionante. Se adaptou muito rápido ao futebol do país e, mesmo com pouca experiência, em pouco tempo já havia se firmado como titular absoluto. Após uma temporada no time, Marquinhos foi vendido ao Paris Saint-Germain, em uma transação que girou em torno dos 31,4 milhões de euros.

No PSG, foi onde a carreira do jogador deslanchou de vez. No clube francês, o zagueiro já disputou mais de 300 jogos e marcou todos os 27 gols de sua carreira. Fez dupla de zaga durante muitos anos com Thiago Silva, mas, após a saída do veterano para o Chelsea, Marquinhos, com apenas 26 anos, passou a ser, junto com Neymar, um dos capitães da equipe. Pelo clube francês, também chegou a atuar muitas vezes como volante, sobre o comando do técnico Thomas Tuchel.

Como jogador do Paris Saint-Germain, conquistou seis Campeonatos Franceses, seis Copas da Liga Francesa, cinco Copas da França e seis Supercopas da França. Foi vice-campeão da Liga dos Campeões na temporada 2019-20, tendo sido nomeado para a seleção do torneio. Atualmente, tem contrato com o clube até 2024.

Pela Seleção Brasileira, o zagueiro foi campeão Sul-Americano Sub-17, em 2011, sendo titular da equipe canarinho. Em 2014, venceu o Torneio de Toulon com a seleção sub-20, também como titular e, inclusive, marcando gol na final, em que o Brasil derrotou a França, por 3 a 2.

Foi campeão olímpico, no Rio de Janeiro, em 2016 e, pela Seleção principal, disputou três Copas América (2015, 2016 e 2019), na qual sagrou-se campeão da última edição e também disputou a Copa do Mundo de 2018.

Marquinhos é casado, desde 2016, com a cantora Carol Cabrino, com quem teve uma filha, Maria Eduarda.


Artigos relacionados a Marquinhos