Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Mario Balotelli (Jogador de Futebol)

Mario Balotelli
Mario Balotelli - Getty Images
Nome CompletoMario Balotelli Barwuah
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento12/08/1990
29 anos, 10 meses
Local NascimentoPalermo, Itália
Facebook Oficial Mario Balotelli
Twitter Oficial Mario Balotelli
Instagram Oficial Mario Balotelli
Wikipedia Mario Balotelli

Mario Balotelli nasceu no dia 12 de agosto de 1990 em Palermo, Itália. Desde muito cedo, teve diversas complicações de saúde, precisando fazer diversas operações. Por dois anos, Balotelli teve acompanhamento médico constante e, por causa da sua saúde debilitada e da condição financeira dos seus pais, imigrantes ganeses, foi entregue para adoção aos três anos de idade.

Iniciou a carreira nas categorias de base do AC Lumezzane aos 11 anos, e quatro anos depois foi promovido para a equipe principal do clube, que na época jogava pela terceira divisão do Campeonato Italiano. 

Em 2006, assinou com a Inter de Milão, mas como tinha 16 anos, jogou pela categoria de base do clube. Foi somente em dezembro do ano seguinte que fez sua estreia no time principal dos Nerazzurri.

Balotelli ganhou grande destaque na mídia italiana por suas grandes partidas e participações decisivas pela Inter de Milão. Com a equipe, conquistou por três vezes consecutivas o Campeonato Italiano, uma Copa da Itália, uma Supercopa e uma Champions League.

Entretanto, Balotelli sempre foi muito polêmico. Durante seu tempo na Inter de Milão, teve desentendimentos com o treinador José Mourinho, e também ganhou o desgosto da torcida por vestir a camisa do Milan em um programa de TV italiano. 

Em agosto de 2010, Balotelli acertou sua transferência para o Manchester City por quase 30 milhões de euros, uma das vendas mais caras daquela janela de transferência. 

Com o clube inglês, conquistou a Copa da Inglaterra e a Premier League na sua primeira temporada e a Supercopa da Inglaterra no ano seguinte. Todavia, Balotelli também foi alvo de diversas polêmicas jogando no Manchester City. 

Voltou para a Itália em janeiro de 2013 para jogar pelo Milan, no valor de 20 milhões de euros. Três meses depois, foi suspenso por três jogos do Campeonato italiano por ofender o árbitro na partida entre Milan e Fiorentina. 

Em agosto de 2014, foi contratado pelo Liverpool, mas não supriu as expectativas do treinador Brendan Rodgers, que deixou Balotelli no banco por vários jogos. Por isso, em agosto de 2015 foi emprestado ao Milan por uma temporada. 

Durante o empréstimo ao Milan, Balotelli lesionou a virilha em setembro de 2015 e só retornou aos gramados em janeiro de 2016. Alguns meses depois, em agosto, foi anunciado como o novo reforço do Nice, equipe francesa. 

Balotelli jogou no Nice até janeiro de 2019, quando foi contratado pelo Olympique de Marselha para até o fim daquela temporada. Em agosto de 2019, retornou mais uma vez para a Itália, jogando pelo Brescia

Após conseguir a cidadania italiana aos 18 anos, Balotelli foi convocado em agosto de 2008 pela equipe Sub-21 da Itália. Já na seleção principal dos Azzurrini, jogou pela primeira vez em agosto de 2010, primeiro jogo após a Seleção Italiana ser eliminada da Copa do Mundo do mesmo ano. Foram apenas 36 partidas e 14 gols pela Itália.

Balotelli tem uma filha com a ex-namorada Raffaella Fico, e um filho com uma mulher que ainda não foi identificada. Em 2020, foi acusado por uma mulher menor de idade de agressão física e sexual, mas o caso ainda não teve conclusão.


Artigos relacionados a Mario Balotelli

Kaká entra no radar de clube da segunda divisão do campeonato italiano - GettyImages
Balotelli é barrado na porta do CT do Brescia - GettyImages
Balotelli tem seu contrato com o Brescia rescindido por grande sequência de faltas a treinos, diz jornal - GettyImages
Presidente do Brescia volta a atacar Balotelli, mas se arrepende - GettyImages
Balotelli volta a ter seu nome vinculado ao Brasil - Getty Images
Balotelli saiu do Brescia - GettyImages
O atacante pode vir para o Brasil - GettyImages
Clube brasileiro entra na briga para contratar Mario Balotelli, diz jornalista italiano - GettyImages
Craque italiano surpreendeu ao falar detalhes sobre o que pensa de alguns jogadores! - Instagram
Ibrahimovic tem contrato com o Milan até o final desta temporada europeia - GettyImages
Balotelli relembra época de convivência com Ibrahimovic na Inter de Milão - GettyImages