Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Luis Enrique (Treinador de Futebol)

Luis Enrique
Luis Enrique - GettyImages
Nome CompletoLuis Enrique Martínez García
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento08/05/1970
49 anos, 8 meses
Local NascimentoGijón, Espanha
Site Oficial Luis Enrique
Twitter Oficial Luis Enrique
Wikipedia Luis Enrique

Nascido no dia 8 de maio de 1970, Luis Enrique Martínez García é o atual treinador da Espanha e um ex-jogador de futebol com passagens pelos gigantes espanhóis. Luis Enrique era meio-campista e iniciou sua carreira no Sporting Gijón em 1989. Permaneceu no clube por dois anos e se transferiu ao Real Madrid no ano de 1991.

Natural de Gijón, na Espanha, atuou no clube merengue até 1996 e sua passagem pelo time foi espetacular. Conquistou seus três primeiros títulos na carreira, levando para casa os troféus da Copa do Rei, da Supercopa da Espanha e do Campeonato Espanhol. Com a camisa branca, disputou 213 partidas e anotou 18 gols.

Após se destacar no Madrid, resolveu ir ao maior rival e tentar a sorte no Barcelona. A identificação foi imediata e o ex-jogador teve seu principal momento no clube catalão. Venceu seis títulos no total e somou 300 jogos com o time espanhol. Luis foi às redes em 109 oportunidades.

O ex-meia também teve passagens importantes pela seleção de seu país. Esteve nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, onde a equipe conquistou a medalha de ouro. Participou, ainda, das Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2002.

A carreira na beira dos gramados teve início em 2008 e demorou para deslanchar. O primeiro time foi o Barcelona B. Após três anos na equipe, foi contratado pela Roma, da Itália, onde permaneceu por apenas uma temporada. O mesmo aconteceu no Celta de Vigo, da Espanha. Mas o auge e o primeiro momento de destaque aconteceram no Barcelona no ano de 2014.

Com o auxílio do trio MSN, Luis Enrique atingiu outro patamar na carreira e se tornou um dos técnicos mais vitoriosos na década. Mundial de Clubes, Champions League e o bicampeonato Espanhol foram alguns dos troféus levantados pelo treinador. Além desses, venceu mais cinco torneios com o Barça.

Já em 2018, o treinador foi anunciado pela seleção da Espanha, mas anunciou sua saída em junho de 2019 alegando problemas pessoais. Meses depois, o técnico revelou a morte de sua filha Xana, em decorrência de um câncer. Porém, em novembro do mesmo ano, retornou ao comando da Fúria para a disputa da Eurocopa 2020.

Quanto a sua vida pessoal, Luis Enrique é casado com Elena Cullel desde 1997. O treinador tem um filho chamado Pacho Martínez.


Artigos relacionados a Luis Enrique