Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Lothar Matthäus (Treinador de Futebol)

Lothar Matthäus
Lothar Matthäus - GettyImages
Nome CompletoLothar Herbert Matthäus
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento21/03/1961
59 anos, 4 meses
Local NascimentoErlanger, Alemanha
Site Oficial Lothar Matthäus
Facebook Oficial Lothar Matthäus
Twitter Oficial Lothar Matthäus
Instagram Oficial Lothar Matthäus
Wikipedia Lothar Matthäus

Nascido no dia 21 de março de 1961, Lothar Herbert Matthäus foi um importante jogador da história do futebol alemão e que se aventurou como treinador após sua aposentadoria dos gramados. Revelado pelo Borussia Monchengladbach, da Alemanha, o ex-jogador sempre atuou por longos períodos nos clubes que defendeu ao longo da carreira.

No ano de 1979, Matthäus estrou na equipe profissional e o talento do alemão apareceu logo de cara. Apesar de não conquistar nenhum título, participou de 200 jogos com o Gladbach e marcou 51 gols. O jogador ficou conhecido, na época, por sua incrível técnica com a bola nos pés e por sua obsessão pelo esporte.

Já em 1984, se transferiu para o Bayern de Munique, onde conquistou seus primeiros títulos como jogador de futebol. Foi tricampeão da Bundesliga e venceu dois torneios das Copas do país. Após grande destaque na equipe, o alemão foi contratado pela Inter de Milão no ano de 1988.

Na Itália, disputou 154 jogos e anotou 53 gols, além de colecionar mais três títulos para sua trajetória no futebol. Permaneceu em Milão durante cinco temporadas e anunciou seu retorno para o Bayern no ano de 1992. A segunda passagem de Matthäus foi ainda mais vencedora e duradoura. Desta vez, defendeu as cores do clube bávaro em 256 oportunidades e foi às redes em 31 vezes.

Em termos de títulos, foi tetracampeão da Bundesliga e chegou à sétima conquista do mesmo campeonato na história. Além disso, venceu novamente mais três Copas do país. Já em 2000, Matthäus comunicou sua saída do clube alemão para defender o MetroStars (atualmente chamado de Ney York Red Bulls) e se aposentou no futebol dos Estados Unidos no ano de 2000.

Pela seleção da Alemanha, a história do ex-jogador também foi espetacular. Conquistou a Eurocopa em 1980 e venceu a Copa do Mundo de 1990. No ano de 1991, Matthäus foi escolhido como melhor jogador do mundo por seu desempenho nos clubes e na seleção.

Natural de Erlanger, na Alemanha, iniciou sua carreira na beira do campo em 2001, mas o sucesso não foi nem de perto parecido. Com apenas dois títulos na profissão, Lothar não comanda nenhuma equipe desde 2011, quando saiu da seleção da Bulgária. Rapid Viena, Partizan, Red Bull Salzburg e Athletico Paranaense foram alguns dos times que o treinador trabalhou.

A vida pessoal de Matthäus é bastante tranquila. O alemão não costuma expor muito seus momentos familiares com seus quatro filhos Viola, Milan, Alisa e Loris.


Artigos relacionados a Lothar Matthäus