Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify Sportbuzz

José Mourinho (Treinador de Futebol)

José Mourinho
José Mourinho - Getty Images
Nome CompletoJosé Mário dos Santos Mourinho Félix
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento26/01/1963
59 anos, 6 meses
Local NascimentoSetúbal, Portugal
Wikipedia José Mourinho

José Mourinho nasceu na cidade de Setúbal, em Portugal no dia 26 de janeiro de 1963. Iniciou jogando como meio-campista no Rio Ave, em 1980, mas teve uma curta carreira como jogador, finalizando no Comércio e Indústria em 1987.

Passou o início da década de 90 trabalhando como professor de Educação Física e auxiliar técnico no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal. Na mesma época foi contratado para trabalhar como tradutor do técnico inglês Bobby Rodson, que estava no FC Porto, e logo após foi promovido à auxiliar técnico. 

Mourinho também trabalhou junto com Bobby no Barcelona, que na época tinha Pep Guardiola como jogador. Após a saída do técnico inglês, continuou no time espanhol auxiliando o recém-chegado Louis van Gaal.

Sua primeira equipe como técnico principal foi o Benfica, em setembro 2000. Entretanto, ficou por pouco tempo devido às eleições no clube. 11 jogos depois Mourinho foi dispensado e assumiu o União de Leiria, time que treinou até janeiro de 2002.

Voltou ao FC Porto, mas desta vez como comandante oficial da equipe. Em sua primeira temporada, levou a equipe ao terceiro lugar no campeonato. Ao final do campeonato, afirmou que “na próxima temporada seremos campeões”.

E Mourinho estava certo. Em 2003 foi campeão três vezes com o FC Porto, vencendo o Campeonato Português, a Taça Portugal e a Europa League, primeiro título da competição da equipe portuguesa. Na próxima temporada, triunfou ao ser campeão da Liga NOS novamente e a Champions League.

Pelo sucesso feito no FC Porto, foi cobiçado por diversas equipes na Europa. E em junho de 2004 assinou com o Chelsea, se tornando um dos técnicos mais bem pagos. Logo em sua primeira temporada, venceu a Copa da Liga Inglesa, e também foi campeão da Premier League nos dois próximos anos, além da Copa da Inglaterra, e da Supercopa da Inglaterra. 

No início de junho 2008, foi contatado pela Internazionale, e venceu o Campeonato Italiano duas temporadas consecutivas. Em 2010, foi campeão da Champions League, a segunda de sua carreira. Ficou por dois anos na equipe italiana, vencendo também a Copa da Itália e a Supercopa Italiana. Mourinho se tornou o primeiro treinador do mundo a conquistar um triplete (ganhar o campeonato nacional, a taça e uma competição europeia).

Mesmo tendo uma passagem de vitórias na Inter de Milão, Mourinho assinou com o Real Madrid em maio de 2010. Entretanto, demorou um ano para conquistar o seu primeiro título com a equipe espanhola, vencendo a Copa do Rei sobre o rival, Barcelona. Em 2012 foi campeão da La Liga, chegando à marca de 100 pontos e 121 gols. 

No mesmo ano, venceu a Supercopa da Espanha, e se tornou o primeiro treinador a vencer o campeonato nacional, da taça e da Supercopa em quatro países diferentes.

Retornou ao Chelsea em maio de 2013, mas não teve uma boa passagem nesta segunda vez no comando da equipe inglesa, e foi demitido em dezembro de 2015.

Mourinho continuou na Inglaterra, assumindo o Manchester United em maio de 2016. Em sua primeira temporada, conquistou três títulos: a Supercopa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e a Europa League. Com isso, tornou-se o primeiro técnico da história a ganhar por duas vezes a Champions League e a Europa League.

Devido aos maus resultados nas temporadas seguintes, foi demitido do United em dezembro de 2018. Depois disso, Mourinho permaneceu sem clube por um tempo e participava de programas esportivos do canal inglês Sky Sports como comentarista.

Voltou a trabalhar como técnico de futebol no Tottenham, quando foi contratado em novembro de 2019, mesmo tendo afirmado antes que não treinaria a equipe devido à rivalidade com o Chelsea.

Em abril de 2021, o treinador acabou demitido do Tottenham e, após três meses, acertou sua ida à Roma com um contrato válido até 30 de junho de 2024.

Mourinho é casado com Matilde Faria, com quem tem dois filhos: Matilde e José Mário. É filho do ex-goleiro e treinador Félix Mourinho, que jogou pela Seleção Portuguesa e pelo Belenenses.


Artigos relacionados a José Mourinho

PSG segue de olho no mercado de treinadores - GettyImages
Mourinho, treinador da Roma beijando o troféu - GettyImages
Roma: José Mourinho faz história e alcança feito inédito - GettyImages
Milan e Roma se enfrentaram pelo Campeonato Italiano - GettyImages
Mourinho, treinador que tentou impedir a saída de Jorge Jesus do Flamengo - GettyImages
Ibrahimovic deu show no jogo entre Roma e Milan no Campeonato Italiano - GettyImages
No jogo entre Bodo/Glimt e Roma, Mourinho sofreu o pior revés da carreira - GettyImages
Roma visita o FK Bodo/Gilmt pela Conference League - GettyImages/Divulgação
Mourinho, treinador de futebol - GettyImages
Mourinho e mais três: Amistoso entre Roma e Betis é marcado por expulsões - Transmissão/ Betis TV
Na estreia de Mourinho, Roma goleia time da quarta divisão em amistoso - YouTube
Presidente do Real Madrid se defende após áudios sobre Cristiano Ronaldo e José Mourinho - GettyImages
Presidente do Real Madrid critica Cristiano Ronaldo e José Mourinho - GettyImages
Carlo Ancelotti sorrindo durante partida - Getty Images
Antonio Conte pode ser o próximo treinador do Tottenham, após a saída de Mourinho - GettyImages
Adriano Imperador e Mourinho na época em que ambos trabalhavam na Inter de Milão - GettyImages
Chelsea é finalista da Champions League ao lado do Manchester City - Getty Images
Lukaku, atacante da Inter de Milão - GettyImages
Ex-dirigente dispara sobre contratação de Mourinho pela Roma - GettyImages
Manchester United pode até perder para a Roma que avança á final da Europa League - Divulgação/GettyImages