Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Jorge Valdivia (Jogador de Futebol)

Jorge Valdivia
Jorge Valdivia - GettyImages
Nome CompletoJorge Luis Valdivia Toro
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento19/10/1983
36 anos, 9 meses
Local NascimentoMaracay, Venezuela
Twitter Oficial Jorge Valdivia
Instagram Oficial Jorge Valdivia
Wikipedia Jorge Valdivia

Nascido no dia 19 de outubro de 1983, Jorge Luis Valdivia Toro é um conhecido meio-campista chileno com importante passagem no futebol brasileiro. O jogador tem grande identificação com a torcida palmeirense e seu retorno sempre é especulado no clube durante as janelas de transferências.

O início de Valdivia no futebol aconteceu no ano de 2002, atuando pelo Colo-Colo, do Chile. No time profissional, o jogador permaneceu no clube durante quatro temporadas, mas o número de jogos foi muito baixo ao longo do período. Foram apenas 42 partidas e 14 gols marcados. O primeiro título da carreira veio no último ano em que esteve na equipe, quando venceu o Campeonato local em 2006.

Durante o tempo em que esteve no Colo-Colo, Valdivia foi emprestado para três clubes de diferentes países com o objetivo de adquirir experiência como jogador de futebol. Sem muito destaque, o chileno passou por Concepción, do Chile, Rayo Vallecano, da Espanha, e Servette, da Suíça.

Ainda em 2006, Valdivia foi negociado pelo time revelador com o Palmeiras e a relação de amor com o Verdão surgiu de imediato. A primeira passagem pelo clube paulista durou duas temporadas e rendeu um único título. O Campeonato Paulista de 2008 foi levantado pelo Palmeiras e o chileno teve grande importância na vitoriosa campanha.

Natural de Maracay, na Venezuela, o atleta decidiu interromper seu ciclo no Brasil e se transferir para o Al-Ain, dos Emirados Árabes. Por lá, atuou por dois anos e conquistou três títulos. O retorno ao Palmeiras aconteceu em 2010 e Valdivia ficou no Verdão até 2015, quando voltou aos Emirados para atuar no Al-Wheda.

A segunda passagem de Valdivia no Brasil não teve tanto sucesso quanto a primeira. Com muitas lesões que o deixaram por muito tempo afastado dos gramados, o chileno viveu momentos complicados no clube e participou da campanha vitoriosa na Série B de 2013.

Depois de um breve período no clube árabe, Valdivia anunciou seu retorno ao Colo-Colo no ano de 2017. Porém, quem pensava no retorno ao time que o revelou como último contrato antes da aposentadoria acabou se enganando. Após não ter seu vínculo renovado ao final de 2019, o jogador foi contratado pelo Monarcas Morelia, do México, para o ano de 2020.

Mesmo tendo nascido na Venezuela, a família do jogador se mudou para o Chile e após completar 18 anos de idade, o meia optou pela nacionalidade chilena. Pela seleção, Valdivia sempre viveu momentos de altos e baixos com La Roja. Disputou duas Copas do Mundo nos anos de 2010 e 2014 e venceu a Copa América de 2015 ao lado de Jorge Sampaoli.

A vida pessoal do chileno coleciona momentos conturbados. Da péssima relação com a mídia do país sul-americano ao apelido de “chinelinho”, Valdivia costuma render muitas notícias sobre sua vida fora dos gramados. Casado com Daniela Aranguiz desde 2004, o atleta tem dois filhos: Agustina e Jorge Ignacio.


Artigos relacionados a Jorge Valdivia