Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Joachim Low (Treinador de Futebol)

Joachim Low
Joachim Low - Getty Images
Nome CompletoJoachim Low
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento03/02/1960
60 anos, 6 meses
Local NascimentoSchönau im Schwarzwald, Alemanha
Wikipedia Joachim Low

Joachim Low nasceu em Schönau im Schwarzwald, na então Alemanha Ocidental no dia 03 de fevereiro de 1960. Assim como diversos treinadores da atualidade, o alemão começou a carreira como jogador de futebol, em 1978, no Freiburg. Teve mais duas passagens pelo clube durante sua trajetória esportiva. 

Jogou também nos clubes Stuttgart, Eintracht Frankfurt e Karlsruher até se transferir para o futebol suíço, aos  29 anos. Na suíça, vestiu a camisa do Schaffhausen e do Winterthur até se aposentar no FC Frauenfeld, em 1995. Pela Seleção Alemã, fez apenas quatro partidas pela equipe Sub-21.

Low deu início à sua carreira como técnico da categoria de base do FC Winterthur enquanto ainda jogava. Na temporada 1994-95, foi jogador-treinador do seu último clube, FC Frauenfeld. Em 1996, voltou ao futebol alemão para ser auxiliar técnico do Stuttgart, mas na temporada seguinte foi promovido como treinador principal, onde ficou até 1998. Com o clube, conquistou a Copa da Alemanha em 1997.

Foi para o futebol turco em julho de 1998 para treinar o Fenerbahçe, mas ficou por apenas uma temporada. Em 199 treinou seu antigo clube, Karlsruher, mas foi demitido pouco tempo depois. Teve uma rápida passagem de três meses pela equipe turca Adanaspor em 2001, e assumiu o Tirol Innsbruck, clube da Áustria, em outubro do mesmo ano, conquistando o Campeonato Austríaco.

Por problemas financeiros, o Tirol Innsbruck declarou falência em 2002, e Low foi contratado para treinar o Austria Wien. Na sua única temporada pela equipe, conquistou a Supercopa da Áustria.

Em 2004 foi convidado para ser auxiliar técnico de Jürgen Klinsmann na Seleção Alemã. Na Copa do Mundo de 2006, que aconteceu na Alemanha, a equipe do país sede terminou a competição em terceiro lugar, e Klinsmann foi dispensado do cargo.

Joachim Low então assumiu o comando da Seleção da Alemanha em 2006. Conseguiu a classificação para a Eurocopa de 2008 e levou a equipe até à final, mas acabou perdendo para a Espanha.

Low convocou atletas jovens e talentosos que, na Copa do Mundo de 2010, fizeram boa campanha e, mais uma vez chegaram à final, mas perderam para a Espanha. Na Eurocopa de 2012, a Seleção da Alemanha foi eliminada pela Itália na semifinal da competição.

Durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, a seleção se qualificou de forma invicta. O esforço de Joachim Low e sua equipe nas últimas temporadas fizeram com que a Seleção da Alemanha fosse campeã do Mundial de 2014. Low foi eleito Treinador de Futebol do Ano na Alemanha e Treinador do Ano da FIFA naquele ano.

A Alemanha foi eliminada mais uma vez na semifinal da Eurocopa, na edição de 2016, mas desta vez pela França. Entretanto, foi campeã da Copa das Confederações de 2017, que ocorreu na Rússia. 

A Copa do Mundo de 2018 foi talvez uma das piores competições da Seleção Alemã sob o comando de Joachim Low. A equipe foi eliminada na fase de grupos do Mundial, ficando em quarto lugar após derrota para o México e para a Coréia do Sul. A seleção também foi rebaixada para a divisão B da National League em 2019. Mesmo assim, Low decidiu continuar como técnico da Alemanha para a Eurocopa 2020.

Joachim é casado com sua esposa Daniela desde 1986 e o não tiveram filhos.


Artigos relacionados a Joachim Low