Sportbuzz

Jadon Sancho (Jogador de Futebol)

Sancho atuando pelo Borussia Dortmund
Sancho atuando pelo Borussia Dortmund - Getty Images
Nome CompletoJadon Malik Sancho
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento25/03/2000
21 anos, 7 meses
Local NascimentoLondres, Inglaterra
Facebook Oficial Jadon Sancho
Twitter Oficial Jadon Sancho
Instagram Oficial Jadon Sancho
Wikipedia Jadon Sancho

Jadon Malik Sancho, mais conhecido como Jadon Sancho, nasceu em Londres, dia 25 de março de 2000. Começou muito cedo no futebol, com apenas sete anos de idade se juntou à base do Watford, onde jogou até 2015.

Se transferiu ao Manchester City no início da temporada, quando ainda tinha 14 anos e por lá, já amadurecendo seu futebol, começou a impressionar nas categorias menores. Encerrou sua curta passagem pelo clube em 2017, quando foi vendido ao Borussia Dortmund, por sete milhões de euros.

Ainda em 2017, foi campeão da Copa do Mundo FIFA Sub-17, com a seleção inglesa, jogando junto com grandes nomes como Phil Foden, Callum Hudson-Odoi e Rhian Brewster.

Na equipe do Borussia Dortmund, Sancho foi rapidamente integrado ao time principal, recebendo a camisa sete recentemente desocupada por Ousmane Dembélé, que havia se transferido ao Barcelona.

Rapidamente foi se tornando protagonista da equipe, marcando gols importantes e se destacando por ser um bom driblador. Em 2017, foi eleito o 83º melhor jovem do ano pela revista FourFourTwo e, em 2019, ganhou o prêmio Nxgn, que premiava o melhor jogador até os 19 anos de idade e foi finalista do prêmio Golden Boy, de melhor jogador sub-21.

Atuando pelo clube alemão, o jogador viu seu valor de mercado ir às alturas, chegando a ser avaliado em 130 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. Hoje, seu valor está na casa dos 100 milhões e o jogador tem contrato com a equipe amarela até junho de 2023.

Em 2020, Sancho foi um dos principais nomes do movimento Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam) no meio do Futebol. Ao fazer o primeiro gol do que então seria o seu primeiro Hat-trick da carreira, contra o Paderborn, o jovem comemorou levantando a camisa e mostrando uma outra com a mensagem “Justiça para George Floyd”, um homem negro de Minneapolis que havia sido assassinado pela polícia na semana anterior.

Em 2021, depois de sua passagem pelo Borussia, o atacante inglês se transferiu para o Manchester United, para atuar com grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Pogba, Bruno Fernandes e outros.


Artigos relacionados a Jadon Sancho