Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Ibrahimovic (Jogador de Futebol)

Ibrahimovic em aquecimento pelo Milan
Ibrahimovic em aquecimento pelo Milan - Getty Images
Nome CompletoZlatan Ibrahimovic
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento03/10/1981
39 anos, 9 meses
Local NascimentoMalmo, Suécia
Facebook Oficial Ibrahimovic
Twitter Oficial Ibrahimovic
Instagram Oficial Ibrahimovic
Wikipedia Ibrahimovic

Nascido no dia 3 de outubro de 1981, Zlatan Ibrahimovic é um jogador de futebol que atualmente joga no Milan, como atacante.

Natural de Malmo, na Suécia, Zlatan era rebelde, mas desde cedo era fã de futebol. Após o divórcio dos pais, se mudou para Šefik, e passava boa parte do dia em um campo na praça próxima à casa da mãe. Seu maior ídolo era Ronaldo e foi uma grande influência para que o suéco se tornasse jogador de futebol.

O início de sua carreira futebolística foi no Malmo FF, principal time da cidade onde nasceu. Chegou ao clube em 1995, quando tinha apenas 14 anos e se desenvolveu nas categorias de base da equipe para, na temporada 1998-99, integrar o time profissional, onde foi o destaque do clube na primeira divisão sueca.

Após duas temporadas, o então treinador do Arsenal, Arsène Wenger, viu muito potencial no jovem e pediu à diretoria que fosse atrás da contratação do atleta. Para oficializar o negócio, Ibrahimovic teria que fazer um período de treinamentos com o clube londrino para que a comissão técnica pudesse o avaliar. De acordo com o próprio jogador, a resposta foi “Zlatan não faz testes”, então recusou a oferta.

Ainda em 2001, com apenas 20 anos, o jogador foi contratado pelo Ajax por um valor de 18 milhões de euros, o que fazia dele o jogador suéco mais caro da história do futebol. Na Holanda foi onde o jogador começou a ter destaque no cenário internacional do futebol. O início da adaptação foi um pouco conturbado, mas Zlatan conseguiu espaço e realmente fez o que era esperado com o técnico Ronald Koeman. Em três anos, foram dois títulos da Eredivisie, uma Supercopa da Holanda e uma Copa dos Países Baixos. Além disso, o centroavante marcou 48 gols e deu 15 assistências em 110 jogos.

Um dia antes do início da temporada de 2004-05, a Juventus contratou o jogador, que passaria duas temporadas alí. O início de sua passagem foi surpreendente, disputando posição com Alessandro Del Piero e David Trezeguet, Ibra era tido por muitos como um reserva de luxo para a equipe. Contudo, com a lesão do francês Trezeguet, o suéco foi começando a ter mais espaço e então começou a brigar pela posição.

Zlatan aproveitou a oportunidade e foi artilheiro na temporada que seria coroada com o título da Juve. No ano seguinte, não conseguiu repetir as boas atuações, mas ainda assim foi premiado com o título da Série A. Infelizmente, a equipe se envolveu em um escândalo de manipulação de resultados, e teve os dois títulos revogados e ainda foi rebaixada para a segunda divisão.

Após o rebaixamento, Zlatan começou a negociar com o Milan e, quando as conversas já estavam bem adiantadas, a Inter de Milão atravessou as negociações e acabou contratando o atacante. A primeira temporada dele pela equipe foi mais tranquila do que se esperava, com o título herdado do rebaixamento da Juventus no ano anterior e com o Milan, a Fiorentina e a Lazio começando a competição com pontos negativos, a Inter de Milão caminhou a passos largos para a conquista de mais uma taça, mas até aí, sem muito destaque para o suéco.

Em seu segundo ano com os nerazzurri, Zlatan foi o destaque e o melhor jogador da equipe. Após uma lesão sofrida, a equipe caiu de produção, e teve o terceiro título seguido ameaçado. Contudo, na última rodada, o suéco foi para a partida ainda sem estar 100% e começou a partida no banco de reservas. Indo para o jogo apenas no segundo tempo, o jogador foi decisivo, fazendo dois gols e dando o título para a então tricampeã da Série A. Na temporada seguinte o feito se repetiu, e a Inter conseguiu o quarto título, desta vez com mais tranquilidade e vencendo antecipadamente, mas novamente com Ibrahimovic como destaque e artilheiro da competição.

Apesar da passagem vitoriosa, os desempenhos da equipe italiana na Champions League o deixavam insatisfeito. Então o craque foi para a Espanha, atuar pelo Barcelona. Os números do atacante em sua passagem foram bons e a equipe conquistou o título da La Liga, mas o objetivo de conquistar a Liga dos Campeões ainda não foi alcançado, quando a equipe catalã foi eliminada pela própria Inter que, logo após a saída do atacante, se sagrou campeã da competição.

Depois de alguns desentendimentos com o técnico Pep Guardiola, começaram a surgir rumores de que o jogador estaria se transferindo para o Milan. Rumores esses que foram confirmados mais tarde, quando o clube rossonero confirmou o empréstimo do jogador em 2010. O jogador fez uma temporada excelente, marcando 14 gols em 29 jogos e o Milan se sagrou campeão da Série A. Com isso, o Milan optou pela contratação em definitivo do atacante que, na temporada seguinte, marcou nada mais, nada menos que 35 gols em 44 jogos, sendo 28 dos tentos marcados na liga italiana, o fazendo artilheiro da competição. Mesmo com essa temporada espetacular do suéco, o Milan passou em branco e não conquistou nenhuma taça.

Após dois anos jogando pela equipe de Milão, em 2012 Ibrahimovic foi contratado pelo PSG, onde fez história. Apesar de já estar com 31 anos, o jogador teve números excelentes na equipe francesa. Foram 180 jogos, 156 gols marcados e 60 assistências em quatro anos de clube, números que o fazem o segundo maior artilheiro da história do clube. Além de marcar gols, o atacante e o clube conquistaram juntos nada mais, nada menos, que 12 títulos. Em sua saída do clube, em 2016, o jogador deu mais um pronunciamento polêmico dizendo que tinha chegado ao clube como Rei, mas estava saindo como lenda.

Após deixar a França, o suéco rumou para a Inglaterra para defender o Manchester United. Após um bom início na equipe, guiou os Red Devils no caminho de volta aos títulos, que já não vinham há algum tempo. Com Zlatan, o Manchester conquistou a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra e a Liga Europa da UEFA. Contudo, o jogador sofreu uma lesão grave no joelho que o deixou fora dos gramados por sete meses e, quando voltou, já não teve o mesmo desempenho de antes.

Então, em 2018, o jogador aceitou o desafio de jogar no Los Angeles Galaxy, pela MLS. Individualmente, Ibra teve um ótimo desempenho, mas que não resultou na conquista do campeonato nacional mais importante do Estados Unidos e então, deixou a equipe em 2019 para retornar ao Milan.

Desacreditado e já com 38 anos, Zlatan superou todas as expectativas e teve um bom desempenho pela equipe. Apesar de algumas pequenas lesões, a chegada do suéco deu ao Milan forças para voltar a ser o que sempre foi em âmbito nacional e internacional, e em sua primeira temporada, marcou 11 gols em 20 jogos.

Pela seleção de seu país, Ibra não conquistou nenhum título, mas teve importante atuação em desempenhos marcantes nas Eurocopas e levando o país para a Copa do Mundo de 2006. O jogador ficou marcado na seleção por um gol antológico, marcado de bicicleta a uma distância de 27 metros do gol na partida contra a Inglaterra, que terminou 4x2 para a Suécia. Em 2016, o jogador oficializou sua aposentadoria da seleção, mas em 2021 foi convocado pelo treinador e deve jogar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.


Artigos relacionados a Ibrahimovic

Ibrahimovic e Ronaldo Fenômeno se encontram durante as férias do jogador e posam para foto - Reprodução/Instagram
Jogadores que nunca ganharam nenhum título com suas seleções - GettyImages
Milan, Juventus, Napoli e Atalanta podem ficar de fora da Champions League - GettyImages
Juventus e Milan duelaram no Campeonato Italiano - GettyImages
Juventus e Milan duelam no Campeonato Italiano - GettyImages / Divulgação
Lukaku e Ibrahimovic vem esquentando o clima do futebol italiano - GettyImages
Uefa abre investigação que pode tirar Ibrahimovic da Eurocopa - GettyImages
Parma e Milan se enfrentaram no Campeonato Italiano - GettyImages
Jogador do Milan exalta Ibrahimovic e diz: “É como um pai para todos nós” - GettyImages