Sportbuzz

Gustavo Henrique (Jogador de Futebol)

Gustavo Henrique no Ninho do Urubu
Gustavo Henrique no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal/Flamengo
Nome CompletoGustavo Henrique Vernes
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento24/03/1993
28 anos, 6 meses
Local NascimentoSão Paulo, Brasil
Twitter Oficial Gustavo Henrique
Instagram Oficial Gustavo Henrique
Wikipedia Gustavo Henrique

Gustavo Henrique Vernes, ou só Gustavo Henrique, é um jogador de futebol, que atua como zagueiro e atualmente defende o Flamengo.

Nascido em 24 de março de 1993 e natural de São Paulo, Brasil, Gustavo chamou a atenção do Santos aos 14 anos depois de boas atuações pelo Vitória, da Bahia. Até seus 12 anos de idade, atuou como meia, mas foi testado como zagueiro e se manteve nessa posição.

Em 2013 foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi promovido ao time profissional pelo técnico Claudinei Oliveira. O zagueiro conquistou a caga de títular ainda no final do seu primeiro ano na equipe principal, com 20 anos, e foi se destacando com o passar das rodadas.

Apesar de ter começado o ano como titular da equipe, em 2014, acabou sofrendo uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, que acabou o afastando dos gramados por 6 meses. Gustavo voltou a ficar à disposição em outubro, mas ficou no banco até o fim da temporada.

Totalmente recuperado da lesão, voltou a jogar no Campeonato Paulista de 2015, contra o Ituano. Por opção do treinador, o zagueiro ficou no banco durante todo o Paulistão, mas após a mudança de comando e a chegada de Dorival Júnior, o jovem assumiu a titularidade absoluta. 

Apesar de ter um bom desempenho durante o ano, Gustavo ficou lembrado por muitos por ter sua cobrança de pênalti defendida por Fernando Prass contra o Palmeiras na final da Copa do Brasil, onde poucas cobranças depois se confirmaria o título da equipe da capital.

Mesmo assim, em 2016, continuou sendo peça crucial na equipe da baixada, que conquistou o bicampeonato do Campeonato Paulista. Em meio a mais um bom desempenho durante a temporada, ele sofreu uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por mais 6 meses.

Em agosto de 2017, voltou a atuar, mas um mês depois lesionou o ligamento colateral medial e não atuou mais na temporada. Após o acumulo de lesões, em 2018 chegou a marcar um gol no empate em 1x1 no clássico contra o Palmeiras, e foi tentando recobrar a confiança.

Em 2019, já como titular absoluto na defesa do Santos, o zagueiro chegou aos 200 jogos com a camisa do clube. Apesar disso, não renovou seu contrato com o Peixe muito devido à situação financeira do clube, mas também do interesse do então atual campeão brasileiro e da américa em Gustavo. 

Em dezembro de 2019, o jogador anunciou que, após o término de seu vínculo com o Santos, seu destino seria o Flamengo. Ele assinou um contrato de quatro anos e chegou ao clube carioca sem custos de transferência. 

Apesar de ser o titular da equipe, a torcida não poupa críticas ao zagueiro, que em seu primeiro ano pelo clube, falhou em oportunidades importantes.


Artigos relacionados a Gustavo Henrique