Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Franz Beckenbauer (Jogador de Futebol)

Franz Beckenbauer
Franz Beckenbauer - Getty Images
Nome CompletoFranz Anton Beckenbauer
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento11/09/1945
75 anos
Local NascimentoMunique, Alemanha
Wikipedia Franz Beckenbauer

Franz Beckenbauer nasceu no dia 11 de setembro de 1945 em Munique, na Alemanha, e é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol mundial e alemão. Iniciou a carreira em 1959 nas categorias de base do Bayern de Munique, e em 1964 foi promovido para a equipe principal.

Nos 13 anos em que vestiu a camisa dos Bávaros, foi campeão da Champions League por três vezes e da Bundesliga por quatro vezes. Ao todo, venceu 13 títulos pelo Bayern de Munique. Além disso, levou o prêmio Ballon d’Or por duas vezes, em 1972 e 1976.

Em 1977, aos 32 anos, foi jogar na equipe americana New York Cosmos, e jogou ao lado de Pelé na sua temporada de estréia, que também foi o ano que o Rei anunciou a aposentadoria. Beckenbauer vestiu a camisa dos Cosmos por quatro anos e venceu por três vezes o Campeonato Estadunidense. 

Retornou para a Alemanha em 1980, mas desta vez para jogar no Hamburgo. Entretanto, ficou no clube por duas temporadas, e em sua última foi campeão da Bundesliga. Mas, por não ter sido convocado para a Seleção Alemã para a Copa do Mundo, em 1982, decidiu voltar para o New York Cosmos, e se aposentou do futebol em 1983.

Beckenbauer também tem um histórico vitorioso pela Seleção da Alemanha. Foi convocado pela primeira vez durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1966. Durante a oitava edição da competição, que ocorreu na Inglaterra, o zagueiro foi eleito um dos melhores jogadores da Copa. Levou a Alemanha para a final, mas acabou perdendo para os anfitriões. 

Durante a Copa do Mundo de 1970, Beckenbauer já era capitão da equipe, cargo em que ocupou por dez anos. A nona edição do campeonato aconteceu no México, e o zagueiro foi protagonista de uma das cenas mais marcantes da história da Copa do Mundo. Na partida de semifinal contra a Itália, jogou boa parte do jogo segurando o ombro direito.

Após trombada com um jogador italiano, acabou deslocando o ombro. Como a Alemanha já havia feito todas as substituições, teve que imobilizar o ombro e voltou ao campo. Entretanto, a partida acabou com a vitória da Itália, e os alemães terminaram o campeonato em terceiro lugar.

O primeiro título de Beckenbauer pela seleção foi a Eurocopa de 1972. O ano foi especial para o jogador pois venceu a primeira Bola de Ouro e foi campeão da Bundesliga com o Bayern de Munique

Dois anos depois, a Alemanha sediou a Copa do Mundo e conquistou seu primeiro de quatro títulos na competição. Após ter decidido jogar nos Estados Unidos, pelos Cosmos, perdeu espaço na Seleção Alemã. Sua última competição foi a Eurocopa de 1976, a qual terminou vice-campeão.

Um ano depois de anunciar sua aposentadoria como jogador de futebol, foi contratado para ser o treinador da Seleção da Alemanha. Em sua primeira grande campeonato como técnico, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1986, e na Eurocopa de 1988 conquistou o terceiro lugar. Este resultado foi considerado decepcionante para os torcedores pois a competição foi sediada pela Alemanha.

Foi campeão da Copa do Mundo de 1990, ano em que a Argentina e a Alemanha disputavam o tricampeonato e o empate com o Brasil no número de títulos na competição. Assumiu o comando do Olympique de Marseille logo após a Copa do Mundo, em 1990, mas ficou por menos de uma temporada na equipe.

Entre dezembro de 1993 e junho de 2004 e depois de abril até junho de 1996, foi técnico do Bayern de Munique. Venceu, com a equipe, o Campeonato Alemão e na sua segunda passagem pelo clube foi campeão da Europa League. Em 1996 foi eleito presidente do Bayern de Munique, cargo que exerce até hoje.

Beckenbauer foi casado por três vezes. O ex-jogador tem cinco filhos: Thomas, Michael, Francessca, Noel e Stephan. Este último também foi jogador de futebol, mas encerrou a carreira aos 29 anos, por uma lesão no joelho. Durante os anos de 2001 e 2015, Stephan foi técnico e olheiro das categorias de base do Bayern de Munique, e foi responsável por lançar a carreira de Thomas Muller e Bastian Schweinsteiger. Entretanto, o ex-jogador faleceu aos 46 anos, em 2015, devido à um tumor cerebral.


Artigos relacionados a Franz Beckenbauer