Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Fabio Cannavaro (Treinador de Futebol)

Fabio Cannavaro
Fabio Cannavaro - GettyImages
Nome CompletoFabio Cannavaro
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento13/09/1973
46 anos, 10 meses
Local NascimentoNápoles, Itália
Facebook Oficial Fabio Cannavaro
Twitter Oficial Fabio Cannavaro
Instagram Oficial Fabio Cannavaro
Wikipedia Fabio Cannavaro

Fabio Cannavaro foi um dos mais importantes jogadores da história do futebol italiano por sua técnica e forte marcação, atributos raros para a época em que o defensor atuou. Nascido no dia 13 de setembro de 1973, o ex-zagueiro decidiu se arriscar como treinador de futebol após anunciar sua aposentadoria dos gramados.

Revelado pelo Napoli no ano de 1992, Cannavaro ficou no clube até 1995, quando foi contratado pelo Parma. Por lá, o zagueiro teve seus momentos de glória no esporte e defendeu as cores da equipe oito temporadas consecutivas. Ao todo, foram 288 partidas e cinco gols anotados. Além dos números dentro de campo, o italiano conquistou quatro títulos como jogador do Parma.

A saída do clube aconteceu apenas em 2002 e o jogador decidiu encarar um desafio maior na carreira ao se transferir para a Inter de Milão. Porém, o desempenho não foi tão positivo e a passagem pelo clube durou duas temporadas e não teve nenhum troféu levantado. Já em 2004, Fabio foi contratado pela Juventus e o período final na Velha Senhora teve um gosto muito especial.

Natural de Nápoles, na Itália, conseguiu desempenhar todo seu talento e o auge de sua carreira aconteceu em 2006. Durante a disputa da Copa do Mundo, o ex-zagueiro foi eleito como melhor jogador do mundo por sua atuação na temporada, tanto na Juventus quanto na Itália.

O ótimo rendimento fez com que Cannavaro chamasse atenção do Real Madrid. E o interesse se tornou realidade após a contratação do jogador no ano de 2006. Pelo clube merengue, mais uma vez o rendimento foi acima da média e o italiano cravava seu nome na história do futebol como um dos principais zagueiros do esporte. Com 118 jogos pelo time espanhol, conquistou três campeonatos.

No entanto, um fato negativo marcou sua trajetória no ano de 2009. Com o doping confirmado e já atuando pela Juventus novamente, foi pego com o uso de cortisona para evitar problemas com uma picada de abelha. Ao término da temporada 2009-2010, o italiano teve sua saída decretada da Juve de maneira melancólica e o destino do ex-jogador foi o Al-Ahli, dos Emirados Árabes.

Já em 2011, o ex-atleta anunciou sua aposentadoria após decepcionante participação da Itália na Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Depois da decisão, já em 2014, Cannavaro se tornou treinador e teve grandes passagens no futebol chinês. Guangzhou Evergrande, Tianjian Quanjian e a seleção da China foram equipes comandadas por Fabio.

Ao todo, conquistou um título com o Tianjian no ano de 2016 e levantou dois troféus com o Guangzhou nos anos de 2018 e 2019. Atualmente, comanda o Guangzhou Evergrande.

Em relação a sua vida pessoal, Cannavaro é casado com Daniela Arenoso desde 1996 e o casal tem dois filhos: Christian e Andrea.


Artigos relacionados a Fabio Cannavaro