Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify Sportbuzz

Éverton Ribeiro (Jogador de Futebol)

Éverton Ribeiro em ação pelo Flamengo
Éverton Ribeiro em ação pelo Flamengo - Getty Images
Nome CompletoÉverton Augusto de Barros Ribeiro
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento10/04/1989
33 anos, 2 meses
Local NascimentoArujá, São Paulo
Facebook Oficial Éverton Ribeiro
Twitter Oficial Éverton Ribeiro
Instagram Oficial Éverton Ribeiro
Wikipedia Éverton Ribeiro

Éverton Augusto de Barros Ribeiro, mais conhecido como Éverton Ribeiro, nasceu no dia 10 de abril de 1989, na cidade de Arujá, São Paulo, porém foi criado na cidade vizinha, Santa Izabel, onde começou a jogar futebol aos cinco anos de idade, em uma escolinha do Santa Isabel Futebol Clube.

Aos nove anos, um amigo de seu pai, Amadeu Ribeiro, levou Éverton para fazer testes no time de futsal da Portuguesa, onde o garoto foi aprovado e, após jogar seu primeiro campeonato, foi eleito o melhor jogador e revelação do torneio, recebendo o convite para se juntar ao time de campo da Lusa.

Em 2001, ainda com 12 anos, foi para o Corinthians, onde fez o restante de sua categoria de base. Em 2007, atuando como lateral-esquerdo, o jogador ajudou o time do Parque São Jorge a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi chamado pelo técnico Paulo César Carpegiani para se juntar ao time profissional do alvinegro.

Em julho de 2008, sem muitas chances no Timão, Éverton foi emprestado ao São Caetano, onde ficou até o final de 2010 e passou a atuar como meia, obtendo destaque. Ao final de seu empréstimo, retornou ao Corinthians e, em fevereiro de 2011, assinou um contrato de três ano com o Coritiba, por um milhão e meio de reais.

No Coxa viveu grande fase, onde conquistou dois Campeonatos Paranaenses e chegou a duas finais de Copa do Brasil consecutivas, marcando importantes gols, tendo participação direta nesses feitos. Além disso,Éverton estava presente no elenco do Coritiba que chegou a ser recordista, com o maior número de vitórias consecutivas na história do futebol, com 24 triunfos seguidos.

Em 2013, o jogador foi vendido ao Cruzeiro por cerca de quatro milhões de reais e foi apresentado, junto com Dagoberto, com festa no CT do clube. No dia 21 de agosto daquele ano, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, marcou seu gol mais bonito pelo clube mineiro, logo após aplicar um "chapéu" no marcador adversário dentro da área e finalizar, sem deixar a bola cair tocar no chão, com um voleio sem pulo no ângulo. A plasticidade deste lance motivou a diretoria do Cruzeiro a criar uma placa (que foi a primeira a ser colocada no novo Mineirão) para eternizar o lance.

Ainda em 2013, o Cruzeiro venceu o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência e Éverton foi o eleito o melhor jogador e líder de assistências daquele torneio. No início de 2014, foram campeões mineiros de maneira invicta e, novamente venceram o Brasileirão ao final daquele ano, com o jogador sendo o eleito o Craque do torneio pelo segundo ano consecutivo.

No ano seguinte, foi vendido ao Al-Ahli, onde jogou por três temporadas, conquistando um Campeonato Emiradense (2015-16) e duas Supercopas dos Emirados Árabes (2014 e 2016), até selar seu retorno ao Brasil, em 2017, contratado pelo Flamengo por cerca de seis milhões de euros (R$ 22M).

Em 2018 marcou o gol mais bonito do Brasileirão daquele ano, contra o Cruzeiro, no mesmo Mineirão, e no mesmo gol, onde 5 anos antes, eternizara um gol seu, contra o Flamengo, com uma placa. Mas foi em 2019 que as glórias pelo Rubro-Negro chegaram. No começo do ano venceu o Campeonato Carioca e foi eleito melhor jogador da competição, ainda sob o comando de Abel Braga. Depois, já com Jorge Jesus à frente do time, o Flamengo conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Em 2020 conquistaram a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana no início do ano e, após muitos altos e baixos, sagraram-se bicampeões brasileiros, agora com Rogério Ceni como treinador.

Pela Seleção Brasileira, o jogador fez parte do time que conquistou o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 de 2009, além de um Super Clássico das Américas em 2014. Também esteve entre os convocados para a disputa da Copa América de 2015. Mais recentemente, o técnico Tite convocou o meia para os jogos contra Bolívia e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022.

Éverton Ribeiro é casado desde 2013 com Marilia Nery, com quem tem dois filhos, Augusto e Antônio.


Artigos relacionados a Éverton Ribeiro