Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Dwyane Wade (Jogador de Basquete)

Dwyane Wade
Dwyane Wade - Instagram
Nome CompletoDwyane Tyrone Wade Jr.
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Basquete
Data Nascimento17/01/1982
38 anos, 5 meses
Local NascimentoChicago, Estados Unidos
Site Oficial Dwyane Wade
Facebook Oficial Dwyane Wade
Twitter Oficial Dwyane Wade
Instagram Oficial Dwyane Wade
Wikipedia Dwyane Wade

Dwayne Wade nasceu em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, no dia 17 de janeiro de 1982. Iniciou a carreira jogando basquete no colégio Harold L. Richards High School. Foi chamado por três times de basquete universitários, mas escolheu a Universidade de Marquette, em Milwaukee, Wisconsin.

Durante a temporada 2001-02, se tornou elegível para jogar e liderou o Golden Eagles a ter o maior recorde da escola desde a temporada 1993-94, de 26-7. No ano seguinte, a Universidade de Marquette venceu o primeiro e único título de Conferência EUA. Com o fim da temporada, foi nomeado para a equipe All-American First, pela Associated Press.

O desempenho de Wade no Torneio da NCAA chamou a atenção da imprensa nacional, e, por isso, decidiu renunciar seu último ano na Universidade de Marquette e entrou no draft da NBA em 2003.

Wade foi selecionado como a quinta escolha geral no draft pelo Miami Heat. Se destacou pela equipe, que terminou a temporada com 42-40, se classificando para os playoffs da NBA. A excelente fase na equipe fez com que ganhasse vaga, de maneira unânime, ba seleção da NBA All-Rookie, em 2004.

A temporada de 2005-06 foi a primeira em que Wade jogou uma final da NBA. Nos jogos três, quatro e cinco contra o Dallas Mavericks, marcou 42, 36 e 42 pontos respectivamente. No jogo seis, o Miami Heat venceu e Wade marcou 36 pontos, o que lhe rendeu o troféu de MVP das finais, se tornando o quinto jogador mais jovem na história da NBA a receber a honra.

Durante a temporada 2006-07, Wade desfalcou o Miami Heat por 31 jogos devido a uma lesão. Mesmo assim, foi eleito para o seu terceiro All-Star Game seguido, se tornando o primeiro a ganhar as honras do All-NBA mesmo estando de fora de várias partidas.

Na temporada seguinte, fez sua primeira aparição apenas em novembro de 2007. Foi a pior campanha do Miami Heat, mas mesmo assim Wade foi eleito para seu quarto All-Star Game. Neste ano, o ala-armador passou grande parte da temporada com dores no joelho esquerdo.

Sendo assim, precisou fazer uma cirurgia no joelho e ficou em reabilitação por meses para se recuperar a tempo das olimpíadas de 2008. Com a Seleção Americana, conquistou a medalha de ouro em Pequim.

Logo no início da temporada 2008-09, se tornou o segundo jogador da história da NBA a ter 40 pontos, dez assistências e cinco tocos em um jogo desde Alvan Adams, em 1976-77. Foi eleito para seu quinto All-Star consecutivo.

Wade se tornou o primeiro jogador na história da NBA a acumular pelo menos 2.000 pontos, 500 assistências, 100 roubos e 100 tocos na temporada e é o jogador mais baixo a dar 100 tocos em uma temporada. 

Na temporada 2010-11, Wade renovou seu contrato com o Miami Heat, e dias depois, Chris Bosh e LeBron James assinaram com a equipe. A parceria entre os três ficou conhecida como Big Three.

Em julho de 2016, Wade assinou com o time da sua cidade, Chicago Bulls, em um contrato de dois anos e aproximadamente 47 milhões de dólares. Em setembro do ano seguinte, assinou com o Cleveland Cavaliers.

Em fevereiro de 2018, retornou para o Miami Heat. Em dezembro do mesmo ano, Wade se tornou o terceiro jogador na história da NBA a marcar 20000 pontos e 5000 assistências. O último jogo do ala-armador foi no dia 9 de abril de 2019, onde marcou 30 pontos. 

Wade se aposentou do basquete no fim da temporada 2018-19 e em janeiro de 2020, o Mimami Heat anunciou que iria aposentar a camisa de número 3, que Wade usou por anos.

Wade casou com sua namorada do Ensino Médio Siohvaughn Funches em 2002, mas se divorciaram em 2010. O casal teve dois filhos, Zaire e Zion, e, após batalha judicial, Wade conseguiu a guarda exclusiva das crianças. Dwayne também criou seu sobrinho, filho de sua irmã Deanna.

Em 2009, Wade começou a namorar a atriz Gabrielle Union. Após um breve término em 2013, Dwayne teve um filho, Xavier, com a amiga de longa data Aja Metoyer. Em dezembro do mesmo ano, Gabrielle e Wade noivaram, e oficializaram a união em agosto de 2014. O casal teve uma filha, Kaavia, em novembro de 2018.

Em 2020, a filha de 12 anos de Wade, anteriormente conhecida como Zion, se assumiu transgênero e mudou seu nome para Zaya.


Artigos relacionados a Dwyane Wade