Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Duda Lisboa (Jogadora de Vôlei de Praia)

Duda Lisboa
Duda Lisboa - Instagram
Nome CompletoEduarda Santos Lisboa
Como/pelo que é mais conhecidaJogadora de Vôlei de Praia
Data Nascimento01/08/1998
22 anos, 1 mês
Local NascimentoAracaju, SE
Instagram Oficial Duda Lisboa
Wikipedia Duda Lisboa

Duda Lisboa nasceu em Aracaju, Sergipe, no dia 1° de agosto de 1998. Filha de Cida Lisboa, ex-jogadora de vôlei de praia e treinadora, a carreira de Duda teve início logo cedo, aos 9 anos de idade. 

Sua primeira grande competição foi a décima sexta etapa do grupo 1 do Circuito Estadual de Vôlei de Praia, que aconteceu em Aracaju, 2011. Competiu junto com Mônica Silva e terminaram na quinta colocação.

Esteve no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21 com Drussyla Costa, em 2012, e conquistaram o bronze na etapa de João Pessoa, e ficaram em quinto lugar na edição do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19 no mesmo ano, em Lárnaca, Chipre.

Em 2013, participou do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, na Manfredônia, na Itália, e, juntamente com Ana Carolina Costa, conquistou a medalha de ouro na competição. No mesmo ano, conquistou o título a etapa de Cabo Frio pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19, com Tainá Bigi.

Com Tainá, venceu o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19 Verão de 2013 na etapa de João Pessoa e na de Brasília. As duas também conquistaram os títulos da etapa de Campinas e Brasília no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21 Verão.

Duda conquistou diversas medalhas competindo pelo Brasil. Com a equipe de vôlei de praia, foi ouro no Campeonato Mundial Sub-19 de 2013 e 2014, que aconteceu em Porto, e no de 2016, em Lárnaca. Ouro também no Campeonato Mundial Sub-21 em Lucerna, 2016, e Nanquim, 2017. Pelo Sub-23, foi prata em Mysłowice, 2013.

Participou também dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, e dos Jogos Sul-Americanos em Santiago, 2014, onde foi ouro e bronze, respectivamente. Já na categoria dupla, com Ágatha Bednarczuk, foi prata no World Tour Finals de 2017, em Hamburgo, e 2019, em Roma. Na edição de 2018, que também aconteceu em Hamburgo, as atletas levaram a medalha de ouro.

Duda e Ágatha também foram ouro no Circuito Mundial de 2018. Aos 20 anos, foi a atleta mais jovem a vencer a competição, marca que era de Sandra Pires, que venceu quando tinha 21 anos.


Artigos relacionados a Duda Lisboa