Sportbuzz

Diego Souza (Jogador de Futebol)

Diego Souza, atacante do Grêmio
Diego Souza, atacante do Grêmio - Getty Images
Nome CompletoDiego de Souza Andrade
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento17/06/1985
36 anos, 4 meses
Local NascimentoRio de Janeiro, Brasil
Facebook Oficial Diego Souza
Twitter Oficial Diego Souza
Instagram Oficial Diego Souza
Wikipedia Diego Souza

Diego de Souza Andrade, mais conhecido apenas como Diego Souza, nasceu no dia 17 de junho de 1985, na cidade do Rio de Janeiro. O atleta é muito conhecido no país por ter jogado em diversos clubes do futebol nacional, inclusive, faz parte do seleto grupo de jogadores que atuaram nos quatro grandes do Rio de Janeiro.

Diego iniciou sua carreira no Fluminense, em 2003. Na época, o jogador atuava como volante. Se destacou pelo Flu, sendo campeão carioca e vice da Copa do Brasil e chegou, inclusive, a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Logo foi vendido ao Benfica, de Portugal, porém, nunca chegou a atuar pela equipe lusitana.

Um pouco depois que chegou ao time, foi emprestado ao Flamengo, porém não estava em plena forma física. Chegou a fazer alguns bons jogos pelo rubro-negro e inclusive conquistou a Copa do Brasil, porém a dificuldade de ficar em forma e algumas confusões nas quais se meteu, acabaram fazendo com que o time nem tentasse uma renovação com ele e, durante a parada para a Copa do Mundo de 2006, retornou ao Benfica.

Em dezembro de 2006, o clube português novamente o emprestou para uma equipe brasileira, desta vez o Grêmio, onde chegou mais magro e em ótima fase técnica. E foi na equipe gaúcha que Diego passou a atuar mais avançado. Contratado como volante, o jogador passou a assumir a função de meia-atacante no time gaúcho e obteve grande destaque. Em 2007, foi campeão gaúcho e vice da Copa Libertadores da América.

No ano seguinte, Grêmio e São Paulo disputavam a contratação do atleta, mas ele acabou optando por se transferir ao Palmeiras, na época treinado por Vanderlei Luxemburgo, onde se sagraria campeão paulista daquele ano. Em 2009, Diego teve um dos melhores anos de sua carreira.

Graças as suas boas atuações no Campeonato Brasileiro, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal, na época comandada por Dunga e, ainda no mesmo ano, foi eleito o Craque do Brasileirão, naquele campeonato em que o Palmeiras liderou durante quase todo o ano e no final, acabou caindo de rendimento e nem se classificou para a Libertadores. Este fato acabou gerando insatisfação dos torcedores. Em 2010, o jogador arrumou confusão com a torcida e foi afastado do clube alviverde, fato que o fez ser negociado ainda naquele ano, contra a vontade do então técnico, Luiz Felipe Scolari.

Foi vendido ao Atlético Mineiro, onde chegou novamente fora de forma e não obteve o desempenho esperado. No ano seguinte, se transferiu ao Vasco da Gama, onde conquistou a sua segunda Copa do Brasil e foi vice-campeão Brasileiro. Além disso, foi novamente convocado para a Seleção Brasileira, dessa vez pelo técnico Mano Menezes. Também pelo Vasco, Diego Souza protagonizou o lance que ficou marcado na história dos corinthianos, ao perder o gol nas quartas de final da Libertadores de 2012, em uma defesa antológica do goleiro Cássio.

Depois teve algumas passagens sem muito destaque por Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Cruzeiro e Metalist, da Ucrânia, até chegar ao Sport, em 2014. No clube Pernambucano, jogou até final de 2015, fazendo duas temporadas muito boas, a melhor delas talvez a segunda, onde ajudou o clube a ficar em sexto lugar no Brasileirão e ainda anotou nove gols na competição.

Em dezembro foi vendido ao Fluminense, onde ficou apenas durante três meses e depois já acertou seu retorno ao Sport, em março de 2016. Ficou mais duas temporadas no Leão da Ilha, conquistando um Campeonato Pernambucano e sendo Artilheiro do Brasileirão 2016, com 14 gols. Depois disso, novamente saiu do clube de maneira conturbada e se transferiu em janeiro de 2018 para o São Paulo, em uma transferência de 10 milhões de reais.

Não obteve tanto destaque jogando pelo Tricolor Paulista, porém ficou no clube até 2019. Depois foi para o Botafogo, onde jogou até o final daquele mesmo ano. E em janeiro de 2020 confirmou seu retorno ao Grêmio.

No tricolor gaúcho, Diego Souza já foi artilheiro e campeão do Campeonato Gaúcho. Hoje, com 35 anos, o atacante é peça chave no elenco do técnico Renato Portaluppi.

Diego Souza é casado desde 2009 com Luciana Iunes Comes, com quem tem dois filhos, Manuela Souza e Davi Souza.


Artigos relacionados a Diego Souza

Diego Souza vem sendo bastante questionado no Grêmio - GettyImages
Diego Souza pode ser desfalque nos próximos jogos do Grêmio - GettyImages
Alguns atletas do Grêmio foram flagrados durante confraternização - GettyImages
Diego Souza já defendeu o Vasco e está na reta final do contrato com o Grêmio - GettyImages
Grêmio vem sofrendo com casos de coronavírus no elenco - Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Fotos Públicas
Grêmio sofre com desfalques após testes positivos de coronavírus - Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Fotos Públicas
Enzo Pérez teve ótima atuação como goleiro pela Libertadores - Getty Images
Grêmio e Lanús duelam na Sul-Americana - GettyImages / Divulgação
Grêmio e Caxias duelaram no Campeonato Gaúcho - Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Flickr
Grêmio e Caxias brigam por vaga na final - Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Fotos Públicas
Diego Souza vem sendo o destaque do Grêmio - Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Fotos Públicas