Sportbuzz

Cris Rozeira (Jogadora de Futebol)

Cris Rozeira atuando pela seleção
Cris Rozeira atuando pela seleção - Getty Images
Nome CompletoCristiane Rozeira de Souza Silva
Como/pelo que é mais conhecidaJogadora de Futebol
Data Nascimento15/05/1985
36 anos, 5 meses
Local NascimentoOsasco, São Paulo
Instagram Oficial Cris Rozeira
Wikipedia Cris Rozeira

Cristiane Rozeira de Souza Silva, popularmente conhecida apenas como Cristiane, nasceu em Osasco, São Paulo, no dia 15 de maio de 1985. A jogadora tem uma história muito bonita no futebol, onde sempre teve que lutar contra o preconceito, desde muito nova, até mesmo dentro da própria casa, onde a mãe dizia que ela deveria atuar em alguma “profissão de mulher”. Porém com muita luta e persistência, superou todas essas barreiras e hoje serve como espelho para muitas meninas que sonham em se tornar jogadoras de futebol.

A atacante começou na base do São Bernardo, aos 12 anos de idade e assinou seu primeiro contrato profissional aos 20, junto ao Juventus da Mooca, onde jogou durante uma temporada e, após se destacar, chamou atenção do Turbine Potsdam, da Alemanha, e logo rumou para a Europa, onde conquistaria seu primeiro título, a Bundesliga, em sua primeira temporada no clube.

Nos anos seguintes, rodou por diversos clubes do mundo: Wolfsburg, Linköping FC, São José, Corinthians, Chicago Red Stars, até se transferir ao Santos, em 2009. Nesse tempo, Cristiane chegou a ser indicada ao prêmio de melhor jogadora do mundo em duas ocasiões (2007 e 2008), mas ficou com a terceira colocação em ambas e também ganhou sua segunda medalha de prata junto à Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008, a primeira foi em Atenas 2004.

No time da Vila, a atacante teve uma das passagens mais vitoriosas de sua carreira, conquistando uma Copa do Brasil (2009) e duas Copas Libertadores da América (2009 e 2010). Nos anos que se seguiram, continuou mudando de clube frequentemente, chegando a jogar inclusive no Paris Saint-Germain, porém não conquistou mais nada por nenhum deles, seu maior sucesso foi pela Seleção Brasileira.

Com a amarelinha a atacante ganhou duas vezes ouro nos jogos Pan-Americanos (Toronto 2015 e Rio 2017) e foi tri campeã da Copa América (2010, 2014 e 2018). Vale ressaltar que Cristiane é a atleta que mais marcou gols na história dos jogos Olímpicos (14 gols), seja masculino ou feminino, é a quinta maior artilheira de todos os tempos na Copa do Mundo (11 gols), a segunda jogadora com mais jogos pela Seleção Brasileira (147) e a que mais marcou gols (94).

No dia 14 de janeiro de 2019, retornou ao Brasil ao assinar contrato com o São Paulo, onde conquistou um Campeonato Brasileiro - Série A2 (Segunda Divisão) e no ano seguinte, garantiu sua volta ao Santos, clube que defende até os dias atuais.

Cristiane é casada com a advogada Ana Paula Garcia e juntas esperam o nascimento de seu primeiro filho.


Artigos relacionados a Cris Rozeira

Cristiane fez parte do time de comentaristas no jogo entre Brasil e Holanda - Transmissão / Rede Globo
Cris Rozeira, jogadora da Seleção Brasileira feminina - GettyImages
Cris Rozeira em campo com a camisa da Seleção Brasileira - GettyImages
Cristiane não foi convocada para defender o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio - GettyImages
Pia Sundhage anuncia convocadas da Seleção Feminina para os Jogos Olímpicos - Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas
Cristiane Rozeira e jogadoras do Santos são alvos de racismo em redes sociais - Getty Images
Cris Rozeira e Ana Paula, mães de Bento - Reprodução/ Instagram