Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Cafu (Jogador de Futebol)

Cafu
Cafu - GettyImages
Nome CompletoMarcos Evangelista de Morais
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento07/06/1970
50 anos, 2 meses
Local NascimentoItaquaquecetuba, São Paulo
Twitter Oficial Cafu
Instagram Oficial Cafu
Wikipedia Cafu

Nascido no dia 7 de junho de 1970, Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu, foi um dos mais importantes jogadores da história recente do futebol brasileiro. Com muitas conquistas ao longo da carreira, o ex-lateral entrou para a galeria de campeões mundiais pelo Brasil em 2002, quando levantou o troféu da Copa do Mundo.

Natural de Itaquaquecetuba, em São Paulo, o brasileiro foi revelado nas categorias de base do clube do Morumbi e o início já apresentou um grande jogador para o futuro do futebol brasileiro. A estreia no profissional aconteceu no ano de 1989 e a passagem durou até 1994. Com algumas conquistas, Cafu se tornou um dos principais jogadores da equipe naquele período.

Venceu 10 títulos no tempo em que defendeu o Tricolor. Entre eles, dois Campeonatos Paulistas, um Campeonato Brasileiro e duas Libertadores. Ao todo, foram 273 partidas e 38 gols. O destaque fez com que Cafu fosse contratado pelo Real Zaragoza, da Espanha. Por lá, ficou apenas uma temporada e participou de apenas 17 jogos, sem nenhum gol marcado.

Ainda em 1995, Cafu foi comprado pelo Juventude, equipe que tinha forte patrocínio de uma empresa, a qual gostaria de levá-lo ao Palmeiras. A passagem pelo time gaúcho foi uma estratégia para evitar multa estipulada no contrato de venda do jogador elaborado pelo São Paulo. Nele, Cafu ficava impedido de atuar por outra equipe brasileira quando retornasse ao Brasil.

Com a manobra, o ex-atleta se apresentou ao Verdão no ano de 1995 e permaneceu por duas temporadas. Disputou 99 jogos com o rival do Tricolor e anotou 13 gols. Além disso, foi campeão paulista no ano de 1996. Mais uma vez com boas atuações, Cafu foi comprado pela Roma e anunciou seu retorno ao futebol europeu no ano de 1997. A passagem no clube italiano foi muito positiva e o brasileiro recebeu o apelido de “Trem Expresso”.

Na Roma, Cafu disputou 218 partidas e foi às redes adversárias em oito oportunidades. Em relação a títulos, conquistou o Campeonato Italiano em 2001 e a Supercopa da Itália no mesmo ano.

Já em 2003, Cafu decidiu aceitar a proposta do Milan, e foi em Milão que o jogador atingiu seu principal momento na carreira. Detentor de inúmeros títulos, o brasileiro entrou para a história do clube italiano por sua identificação e importância. Conquistou mais dez troféus para sua coleção. Entre eles, a Champions League na temporada 2006-2007 e o Campeonato Italiano na temporada 2003-2004.

A aposentadoria dos gramados foi anunciada apenas em 2010 após a Copa do Mundo da África do Sul. Sua passagem pelo Milan foi encerrada em 2008 e o ex-jogador esperou por dois anos para tomar a importante decisão. Nesse período, recebeu propostas de Santos e São Paulo, mas preferiu não aceitar e concluir sua bela trajetória no esporte.

Pela Seleção Brasileira, a história foi muito gloriosa. Bicampeão do mundo nos anos de 1994 e 2002, o capitão do tetra estreou com a amarelinha no ano de 1990 e, a partir dali, não deixou de figurar entre as convocações da equipe. O brasileiro foi o responsável por levantar o caneco da Copa de 2002. Além disso, venceu mais quatro títulos com o Brasil.

A vida pessoal do craque sempre foi muito tranquila. Porém, no ano de 2019, o ídolo perdeu seu filho mais velho Danilo, vítima de um infarto. A perda foi muito dolorida para Cafu, que buscou forças em sua esposa Regina Feliciano de Moraes e em seu filho mais novo Wellington.

Ainda em 2019, o ex-jogador anunciou o fim de sua Fundação, a qual tinha como objetivo trabalhar com as crianças e jovens do bairro onde o astro futebolístico nasceu. Usando de atividades culturais e esportivas, a instituição buscava criar cidadãos responsáveis e que tivessem uma transmissão de valores digna.


Artigos relacionados a Cafu

Cafu 50 anos: Capitão do penta comemora aniversário com carta sobre reflexão e recebe homenagem nas redes sociais - GettyImages
Pela primeira vez, Cafu abre o coração sobre a morte do filho - GettyImages
Galvão Bueno pede desculpas para Cafu por causa da final de 1994! - Transmissão TV Globo
Confronto de 2002 rendeu bons resultados para a TV Globo - GettyImages
Cafu foi responsável por erguer a taça da Copa do Mundo de 2002 - Transmissão TV Globo
Copa do Mundo 2002 - GettyImages
Copa do Mundo 2002 - GettyImages
Cafu expõe opinião sobre atuais jogadores brasileiros - GettyImages