Sportbuzz

Bruno Fratus (Nadador)

Bruno Fratus
Bruno Fratus - GettyImages
Nome CompletoBruno Giuseppe Fratus
Como/pelo que é mais conhecidoNadador
Data Nascimento30/06/1989
32 anos, 3 meses
Local NascimentoMacaé, Rio de Janeiro
Twitter Oficial Bruno Fratus
Instagram Oficial Bruno Fratus
Wikipedia Bruno Fratus

Nascido no dia 30 de junho de 1989, Bruno Giuseppe Fratus é um nadador muito experiente e que coleciona importantes resultados ao longo de sua carreira. O início no esporte aconteceu através de Alberto Silva, treinador de Bruno quando o atleta morava em Natal, no Rio Grande do Norte.

Percebendo o talento do garoto, o técnico deu a oportunidade de Bruno iniciar os treinos no Pinheiros, de São Paulo, aos 17 anos. Conquistou sua primeira medalha de bronze no ano de 2009, quando participou dos 50m livre em torneio realizado em São Paulo. Após o primeiro bom resultado, Bruno passou a ganhar destaque nas competições brasileiras de natação.

No ano seguinte, ganhou medalha de prata nos 50 metros livre e medalha de bronze nos 100 metros livre no Troféu Maria Lenk, realizado em Santos. O desempenho nos campeonatos já apontava para resultados ainda melhores no futuro. No Pan-Pacífico de 2010, chegou em quarto lugar nos 50m livre e despontou como favorito na prova para as próximas competições.

Em 2011, em sua primeira final de nível mundial, terminou os 50m livre em 5º no Mundial de Xangai, e em segundo no ranking mundial do ano, com o tempo de 21s76. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, Fratus obteve a medalha de ouro no revezamento 4x100 metros nado livre e 4x100 metros medley e prata nos 50 metros nado livre. Na temporada seguinte, foi quarto lugar na final olímpica em Londres com o tempo de 21s61.

O ano de 2013 não foi tão positivo para a carreira de Fratus. Com uma lesão no ombro, perdeu quase todas as competições da natação naquele ano. Contudo, o retorno foi muito surpreendente. Conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, durante sua participação no Pan-Pacífico de 2014.

Já em 2015, foi bronze no Mundial de Kazan, na Rússia, e levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Participou dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 e chegou em sexto lugar na final dos 50m livre.

Natural de Macaé, no Rio de Janeiro, ainda conquistou duas medalhas de prata no Mundial de Budapeste em 2017, nas provas dos 50m livre e dos 4x100m livre. Já no ano de 2019, ótimos resultados foram conquistados pelo nadador. Levou a prata no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, e conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nos 50m livre e no revezamento 4x100m livre.

Em relação a sua vida pessoal, Bruno Fratus é bastante tranquilo. O atleta é casado com Michelle Lenhardt, ex-nadadora.


Artigos relacionados a Bruno Fratus