Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Arsène Wenger (Treinador de Futebol)

Arsène Wenger
Arsène Wenger - Getty Images
Nome CompletoArsène Charles Ernest Wenger
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento22/10/1949
70 anos, 8 meses
Local NascimentoStrasbourg, França
Wikipedia Arsène Wenger

Arsène Wenger nasceu no dia 22 de outubro de 1949 em Strasbourg, no leste da França. Como cresceu na comuna francesa Duttleheim, um lugar com poucos habitantes, começou a jogar apenas aos 12 anos de idade no clube local. Aos 16, foi para a equipe principal e, como o time não tinha técnico, assumiu o comando, auxiliando os companheiros.

Em 1969, foi contratado pelo Mutzig, clube da terceira divisão francesa. Entretanto, Wenger chegou à equipe aos 20 anos, e foi considerado muito velho para ter uma carreira no futebol. Por isso, começou a buscar conhecimento sobre as táticas do esporte. 

Wenger se junto ao clube semi profissional Mulhouse em 1973 e conciliou o futebol com seus estudos na Universidade de Strasbourg, onde estudava Ciências Econômicas e Administração. Ficou na equipe até 1975, quando assinou com o clube amador ASPV Strasbourg. 

Em 1978, assumiu o comando da equipe reserva do RC Strasburg, encerrando a carreira como jogador aos 28 anos, em 1979. Após “pendurar as chuteiras”, Wenger estudou inglês em Cambridge e fez o curso para se tornar técnico no Centre de Ressources, d’expertise et de Performance Sportives (CREPS). Finalizou os estudos em 1981, quando recebeu o diploma de treinador em Paris. 

As habilidades técnicas de Wenger impressionou muitos técnicos na França, e em 1983, se tornou assistente do técnico Jean-Marc Guillou no clube da segunda divisão francesa, Cannes. A equipe não conseguiu ser promovida para a League 1, mas chegou às quartas de finais da Copa da França.

Wenger chamou a atenção de Aldo Platini, presidente do Nancy, clube da primeira divisão francesa, e foi contratado como novo técnico da equipe em 1984. Em sua temporada de estreia, o time terminou em 12º lugar, e na última temporada, o Nancy foi rebaixado para a segunda divisão. 

Em 1987, foi contratado como treinador do Monaco. Com a equipe, fez excelente campanha, vencendo o Campeonato Francês em sua primeira temporada e a Copa da França em 1990-91. Entretanto, perdeu a final da Taça das Taças, em 1992, e a semifinal da Champions League de 1993-94.

Meses após a demissão do Monaco, assinou com o clube japonês Nagoya Grampus Eight, em dezembro de 1994. Com a equipe, venceu a Copa do Imperador e a Supercopa Japonesa, ambas em 1996.

Em setembro de 1996, Wenger foi anunciado como novo técnico do Arsenal, clube em que passou grande parte da sua carreira. Nos 22 anos em que treinou a equipe, venceu a Premier League três vezes, a Copa da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra por sete vezes cada. 

Wenger foi eleito pela revista France Football, responsável pelo prêmio Ballon D’Or,  o 32º Maior Treinador de Todos os Tempos. Anunciou sua saída do Arsenal no final da temporada 2017-18.

Arsène Wenger foi casado com a jogadora de basquete Annie Brosterhous, mas se separaram em 2015. O casal teve uma filha, Léa. 


Artigos relacionados a Arsène Wenger