Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Arjen Robben (Jogador de Futebol)

Arjen Robben
Arjen Robben - Getty Images
Nome CompletoArjen Robben
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento23/01/1984
36 anos, 8 meses
Local NascimentoBedum, Holanda
Facebook Oficial Arjen Robben
Twitter Oficial Arjen Robben
Instagram Oficial Arjen Robben
Wikipedia Arjen Robben

Arjen Robben nasceu na cidade de Bedum, Holanda, no dia 23 de janeiro de 1984. Começou a jogar nas categorias de base do Groningen, em 1996, e em 2000 foi promovido para a equipe principal do clube holandês, aos 19 anos. Participou de 52 jogos com o time e marcou 12 gols.

Fez sua estreia em dezembro e logo em sua primeira temporada foi eleito o melhor jogador do Campeonato Holandês. Robben foi transferido para o PSV em 2002 no valor de 4,2 milhões de euros. Ficou nos Boeren por dois anos, marcando 22 gols nas 75 partidas jogadas, e conquistou foi campeão de três competições, entre elas a Supercopa da Holanda e o Campeonato Holandês.

O sucesso de Robben no PSV chamou a atenção de outros grandes clubes da Europa, e os dois principais que brigaram pelo jogador foram o Manchester United e o Chelsea. O holandês chegou a se encontrar com o então treinador dos Red Devils, Sir Alex Ferguson, mas a oferta de 7 milhões de euros não agradou o PSV. 

A proposta do Chelsea, de 18 milhões de euros, agradou ao clube holandês e Robben se juntou à equipe inglesa no início da temporada 2004-05. Devido à uma série de lesões, fez sua estreia pelos Blues somente em novembro.

Robben foi uma importante peça para o clube, e, em suas três temporadas com o Chelsea, conquistou duas vezes a Premier League, uma Supercopa da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra, e duas Copas da Liga Inglesa. Ao todo, foram 19 gols em 106 partidas.

Eem agosto de 2007, foi contratado pelo Real Madrid por 36 milhões de euros. Robben teve diversos problemas musculares e lesões que atrapalharam a sua permanência no clube merengue. 

O holandês ficou por somente duas temporadas na equipe, e marcou 13 gols em 65 jogos. Mesmo não sendo titular absoluto no início, ajudou o Real Madrid a ser vencer o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha em 2008.

A vida e a carreira de Robben mudou completamente quando, em agosto de 2009, se transferiu para o Bayern de Munique, pelo valor de 25 milhões de euros. Nos nove anos em que jogou pelos Bávaros, se tornou o oitavo maior goleador da equipe, com 144 gols nas suas 309 partidas. Foram 21 títulos pelo Bayern de Munique, entre eles uma Champions League e oito Campeonatos Alemães. 

Robben fez sua estreia pela Seleção Holandesa em abril de 2003, aos 19 anos. O seu primeiro torneio com a equipe foi a Eurocopa de 2004, mas a Holanda foi eliminada na semifinal por Portugal, país que sediou a competição. A primeira Copa do Mundo de Robben foi em 2006, mas, mais uma vez, foi eliminada por Portugal, desta vez nas oitavas de final.

O ponta-direita participou de mais duas edições da Eurocopa, em 2008, quando a Holanda foi eliminada nas quartas de final, e em 2012, na qual a equipe decepcionou os torcedores ao perder todos os jogos e ser eliminada na fase de grupos.

Robben também participou de outra duas Copa do Mundo. Na de 2010, que ocorreu na África do Sul, a Holanda chegou à final, mas perdeu para a Espanha, que se consagrou campeã do campeonato. E em 2014, quando a equipe ficou em terceiro lugar após ser eliminada nas semis pela Argentina. 

A Seleção da Holanda não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e, após a última partida das eliminatórias, contra a Suécia, Robben anunciou a sua aposentadoria da seleção.

Após a aposentadoria, Robben começou a ser sondado por diversos clubes para retornar aos gramados. Um deles foi o Botafogo, mas o atacante decidiu vestir a camisa do Groningen, da Holanda, no ano de 2020.

Em julho de 2019, com 35 anos, anunciou a sua aposentadoria dos gramados. Robben é casado Bernadien Eillert desde junho de 2007. Os dois se conheceram quando estudavam no ensino médio. O casal tem três filhos: Luka, Kai e Lynn.


Artigos relacionados a Arjen Robben

Robben e Michel Bastos em ação - GettyImages
Arjen Robben é o mais novo contratado do Groningen - GettyImages
O atacante do CSA comentou sobre os débitos em abertos - Divulgação / Botafogo
Wellington comentou sobre sua passagem pelo Fluminense - Divulgação / Fluminense
Já pensou estes dois craques no Fogão? - GettyImages
O ex-jogador e comentarista da Band pediu para os torcedores botafoguenses não se iludirem - Transmissão / TV Bandeirantes
Robben está aposentado desde 2019 - GettyImages