Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / COMPLICADO

Zé Roberto se pronuncia sobre punição aplicada a Tandara e desabafa

Zé Roberto comentou sobre a suspensão por doping aplicada a campeã olímpica pelo pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem no início desta semana

Redação Publicado em 26/05/2022, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zé Roberto comenta suspensão de Tandara - GettyImages
Zé Roberto comenta suspensão de Tandara - GettyImages

Zé Roberto se pronunciou depois da punição de quatro anos longe das quadras que foi aplicada a oposta Tandara nesta segunda-feira, 23, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. O treinador da Seleção Brasileira feminina de vôlei falou sobre o assunto antes de embarcar para a disputa da primeira fase da Liga das Nações nos Estados Unidos.

Vale lembrar que Tandara foi punida pelo uso da substância proibida ostarina, mas apesar disso, Zé Roberto disse acreditar na inocência da jogadora, que em sua defesa está alegando uma contaminação cruzada através de um suplemento manipulado. Além disso, ele afirmou que esse assunto não foi abordado nas reuniões internas.

Canal - SportBuzz

"A gente não comentou absolutamente nada nas nossas reuniões. Falamos entre um e outro só. Quatro anos é um período muito longo. Acho que ela vai entrar com recurso, alega que realmente não teve nada, e nós acreditamos nisso. A gente acredita que isso possa ter acontecido e que seria legal que tudo fosse da melhor maneira possível e que ela não tivesse quatro anos de punição", disse o treinador antes de completar.

"Acho que nós temos de ficar na expectativa, esperar os resultados desse recurso que ela vai entrar e torcer para que tudo corra bem, porque ela é uma jogadora muito importante para o voleibol brasileiro, e seria muito ruim se ela ficasse esse tempo todo fora", comentou o técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei de acordo com o site "GE".

Zé Roberto comenta suspensão de Tandara
Zé Roberto comenta suspensão de Tandara (Crédito: GettyImages)

A punição

Depois de oito horas de julgamento na segunda-feira, 23, a oposta campeã olímpica foi punida com a pena máxima em uma decisão onde os três auditores foram unânimes. A defesa da jogadora já anunciou que vai recorrer da decisão e caso o gancho não seja revisto, pretende apelar direto para a Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

"Essa condenação é, particularmente, difícil pra mim porque estou sendo condenada por algo que não fiz. Apesar de termos provas mais do que suficientes que mostram que fui contaminada, tive uma condenação injusta, desproporcional e precedida de um estranho vazamento de um processo que deveria ser sigiloso. Vamos recorrer ao Plenário para que a justiça seja, de fato, reestabelecida. Respeito, mas não concordo com essa decisão de hoje. Lutarei, como sempre fiz, para provar minha inocência", escreveu Tandara em suas redes sociais após a decisão.

É válido lembrar que Tandara foi suspensa preventivamente ainda durante a disputa das Olimpíadas de Tóquio. Caso essa pena seja mantida, ela só poderá voltar para as quadras depois de 2025. Desde então, ela processava duas farmácias alegando contaminação cruzada, mas esse argumento não foi validado na audiência por conter uma série de informações contraditórias.

A substância ostarina, que pertence a classe de anabolizantes, mexe com o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular. De acordo com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a coleta que mostrou a presença da substância na atleta foi realizada antes de ela embarcar para os Jogos Olímpicos, em 7 de julho de 2021, no Rio de Janeiro.