Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / lançamento literário

Tande, ex-jogador de vôlei, lança livro sobre trajetória no esporte

Tande lança livro 'A Vida é um Jogo' no Rio de Janeiro com a presença de famosos

SportBuzz Digital Publicado em 07/08/2019, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tande lança livro no Rio de Janeiro - Tande lança livro no Rio de Janeiro (Crédito: Rogerio Fidalgo/Agnews)
Tande lança livro no Rio de Janeiro - Tande lança livro no Rio de Janeiro (Crédito: Rogerio Fidalgo/Agnews)

Tande lançou na noite desta quarta-feira, 6, o seu primeiro livro, intitulado A Vida é um Jogo.

A noite de autógrafos aconteceu em uma livraria na zona sul do Rio de Janeiro e contou com a presença da jornalista Carol Barcelos e do campeão olímpico Diego Hypólito.

Na obra, o ex-jogador de vôlei relembra sua trajetória e mostra como usar conceitos do esporte para alcançar o sucesso.

O exemplar chega às livrarias pela Editora Agir, com 192 páginas, e colaboração de José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei, e Adriana Samuel, irmã de Tande e jogadora de vôlei de praia.

SINOPSE

O que fazer depois de alcançar um objetivo tão grandioso quanto ganhar uma medalha olímpica? Aposentar-se e curtir férias eternas nas Bahamas? Pode ser a resposta para alguns, mas não para Alexandre Ramos Samuel, o Tande. Depois da aposentadoria nas quadras de vôlei, ele foi campeão mundial de vôlei de praia, comentarista, apresentador de TV e, hoje, é um concorrido palestrante motivacional. Com essa trajetória impecável, ele explica em A vida é um jogo como aplicar conceitos do esporte para alcançar o sucesso.

No livro, ele defende que o vôlei pode ensinar algo crucial até mesmo para quem não se interessa muito por esportes: são necessários anos de transpiração até que se esteja pronto para executar, no momento decisivo, aquilo que foi exaustivamente treinado. A regra que vale para o vôlei vale também para a vida. Parte da mítica seleção brasileira que, em 1992, conquistou o primeiro ouro olímpico do Brasil em esportes coletivos, Tande conta também que começou sua história profissional em 1982 como catador de bolas nos treinos da geração de prata. Fala ainda sobre como venceu uma contusão para se tornar campeão mundial na Itália e elenca os desafios que se seguiram à carreira no esporte.

Tande e Diego Hypólito - Crédito: Rogerio Fidalgo/Agnews

Tande e Carol Barcelos - Crédito: Rogerio Fidalgo/Agnews