Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / SUL-AMERICANO DE VÔLEI!

Sul-Americano de vôlei: Minas vence o Praia Clube e fica com o título

Sul-Americano de vôlei voltou a contar com o Minas erguendo o troféu na grande final; equipe ainda se classificou para a disputa do Mundial de Clubes

Redação Publicado em 11/05/2022, às 08h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sul-Americano de vôlei tem o Minas como campeão - Transmissão SporTV
Sul-Americano de vôlei tem o Minas como campeão - Transmissão SporTV

O Sul-Americano de vôlei voltou a ter o Minas erguendo a taça na grande final! No clássico mineiro recheado de viradas, a equipe levou a melhor diante do Praia Clube vencendo por 3 sets a 2, com as parciais definidas em 25/22, 20/25, 16/25, 25/21 e 15/13) nesta terça-feira, 10, jogando na Arena Praia, em Uberlândia.

Além de voltar a ter a posse do troféu do Sul-Americano de vôlei, o Minas ainda garantiu uma vaga no Mundial de Clubes, que vai acontecer no final do ano, em sede que ainda não foi divulgada. Segundo colocado, o Praia Clube terá que esperar pela definição do formato do Mundial para saber se outra vaga para a América do Sul será aberta.

Canal - SportBuzz

Assim, com a decisão do Sul-Americano, o torneio marcou o encerramento da temporada 2021/2022. Na disputa pelo terceiro lugar, o Sesi-Bauru ganhou do RegatasLima, do Peru, por 3 sets a 0. Dessa forma, é visível a superioridade brasileira no vôlei feminino nos últimos anos, já que os três melhores times da competição são do país.

O jogo

O confronto começou sendo bastante disputado. O Praia Clube conseguiu ter um melhor aproveitamento no ataque e abriu 8 a 4 no marcador, antes de o técnico do Minas, Nicola Negro, pedir tempo. Essa pausa deu resultado, já que no saque de Macris, o Minas reagiu, virou a partida e fez o marcador anotar 13 a 9.

Sul-Americano de vôlei tem o Minas erguendo a taça de campeão
Sul-Americano de vôlei tem o Minas erguendo a taça de campeão (Crédito: Transmissão/Sportv)

Contando com um ace de Claudinha, a equipe de Uberlândia conseguiu encostar no placar já na reta final do primeiro set, deixando o placar em 19 a 19. No momento decisivo da parcial, Thaísa foi para o saque e fez três impressionantes pontos seguidos para fechar em 25 a 22. No segundo set, o Minas começou melhor, mas o duelo continuou sendo no ponto a ponto.

Na metade da parcial, a equipe de Uberlândia teve um bom rendimento no ataque e conseguiu abrir quatro pontos de diferença, anotando 18 a 14. Com os fortes bloqueios de Carol, o Praia Clube foi de vento em polpa no fim do set e fechou em 25 a 20, depois de uma bola rápida de meio de Jineiry Martínez.

A terceira parcial continuou com o equilíbrio já visto. Na metade do set, o Praia Clube foi melhor com as viradas de bola vindas da ponteira Tainara. O Minas sentiu o golpe neste momento e passou a se atrapalhar em suas chegadas. Embalado pelo grito da torcida, a equipe de Uberlândia fez um set praticamente perfeito na reta final e venceu por 25 a 16.

Mais equilíbrio no quarto set, com as equipes se alternando na liderança do placar e com vários desafios de vídeo sendo pedidos. O Minas ficou com vantagem na metade da parcial, mas logo depois o Praia Clube conseguiu encostar. No fim, o time visitante foi superior e venceu por 25 a 21, depois de um ataque que foi para fora da holandesa Anne.

No tie-break, Kisy começou bem e o Minas chegou com vantagem. Com Tainara em um bom dia, o Praia Clube virou a partida na metade do set e fez 8 a 7. Na sequência, o Minas voltou a ficar na frente e a reta final voltou no ponto a ponto. Com um ponto de Ozsoy, a equipe de Belo Horizonte ficou com o título ao fechar a partida em 15 a 13.