Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / MUNDIAL DE VÔLEI

Seleção Brasileira: Zé Roberto anuncia convocadas para o Mundial

Seleção Brasileira de vôlei foi convocada pelo treinador para participar do Campeonato Mundial, que está marcado para acontecer a partir do dia 23 de setembro

Redação Publicado em 04/08/2022, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Treinador da Seleção Brasileira feminina de vôlei, Zé Roberto - GettyImages
Treinador da Seleção Brasileira feminina de vôlei, Zé Roberto - GettyImages

A Seleção Brasileira feminina de vôlei teve suas jogadoras convocadas para a disputa do Campeonato Mundial anunciadas no começo desta semana, na segunda-feira, 1°. Os 16 nomes vão integrar a equipe do Brasil na disputa da competição, que está marcada para acontecer a partir do dia 23 de setembro, na Polônia e na Holanda. 

A grande novidade na lista do treinador foi o retorno da medalhista olímpica Carol Gattaz junto com as demais atletas. A central chegou para substituir Diana, que precisou passar por uma cirurgia na boca e não terá tempo suficiente para se recuperar. As 14 jogadoras que estarão no torneio já se apresentaram em Saquarema. Das 16, 14 estão em busca do título inédito.

Vale lembrar que apesar de ter voltado a integrar a lista da Seleção Brasileira, Carol Gattaz não atuava pelo grupo desde a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No começo da temporada, a central esperou ser convocada para a disputa da Liga das Nações, mas por conta da premissa da renovação, ficou fora das jogadoras chamadas.

Já ocupando o lugar de Julia Bergmann, que decidiu voltar para a faculdade nos Estados Unidos e terminar a sua formação em física, a seleção terá a ponteira Tainara. Ela até foi inscrita na Liga das Nações, mas não entrou em quadra e nem viajou. Por conta de uma lesão no ombro, ela passou os últimos meses fazendo um tratamento intensivo no CT Sportville, em Barueri.

Seleção Brasileira feminina no pódio da Liga das Nações
Seleção Brasileira feminina no pódio da Liga das Nações (Crédito: GettyImages)

Também foram convocadas as levantadoras Macris e Roberta, as centrais Carol, Julia Kudiess e Lorena, as ponteiras Gabi, Pri Daroit, Rosamaria e Ana Cristina, as opostas Lorenne, Kisy e Lorrayna e as líberos Nyeme e Natinha. Todas as 14 jogadoras estiveram em quadra participando da campanha do Brasil na Liga das Nações.

Em busca do inédito

A ideia é chegar com força total para o Mundial, uma vez que a Seleção Brasileira nunca conquistou o título da competição. Sendo comandado por Zé Roberto, o Brasil ficou com a medalha de prata nos anos de 2006 e 2010. Em 2014, acabou perdendo na semifinal para os Estados Unidos e levou somente a medalha de bronze.

Já na disputa do último Mundial, que aconteceu em 2018, a equipe foi eliminada ainda na segunda fase e fez a sua pior participação na competição desde 2002, terminando em sétimo lugar. As brasileiras ainda somam uma terceira medalha de prata no Mundial, em 1994, mas antes de Zé Roberto passar a assumir o comando.