Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / ESTÁ ACABANDO!

Reta final da Superliga de Vôlei: Veja os confrontos, principais favoritos e os últimos campeões

Tanto a liga feminina, quanto a masculina, estão na fase mata-mata

Gabriel Soria Publicado em 17/03/2021, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polina no ataque pelo Sesc RJ Flamengo - Gilvan de Souza/Sesc RJ Flamengo
Polina no ataque pelo Sesc RJ Flamengo - Gilvan de Souza/Sesc RJ Flamengo

Após 22 jogos em sistema de pontos corridos, oito times se classificaram e estão em meio à disputa das quartas de finais da Superliga, tanto masculina, quanto feminina. Esta reta final em ambas as categorias, têm mostrado grande competitividade e muitas disputas acirradas pela vaga na semifinal da competição.

O sistema de classificação é simples, durante a temporada, os clubes se enfrentam em 22 rodadas para definir os oito melhores colocados, que vão disputar os Playoffs. Os Playoffs começam já nas quartas de finais as disputas são feitas em "melhor de três" partidas, ou seja, quem vencer dois confrontos em três que possam ser disputados, se classifica. Caso um dos times vença os dois primeiros jogos, o terceiro jogo já não acontece mais.

O chaveamento para definir os confrontos é ainda mais fácil de compreender. Como são oito classificados, o primeiro joga contra o oitavo, o segundo contra o sétimo e assim por diante. Os melhores colocados no confronto têm o direito de fazer dois jogos em casa, caso a disputa vá para o terceiro jogo.

Confrontos (Masculino)

SADA Cruzeiro x Vôlei UM Itapetininga

O confronto que tendia a ser mais desequilibrado, acabou apresentando um dos resultados mais inesperados da temporada. O SADA Cruzeiro, classificado em primeiro lugar, recebeu o Itapetininga e perdeu por 3x0 em uma partida brilhante da equipe paulista. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 17, às 16h30, para definir se o clube paulista se classifica, ou se o clube mineiro terá a chance de respirar e seguir vivo na competição. A partida terá transmissão do Sportv.

EMS Taubaté Funvic x Montes Claros América Vôlei

Neste caso, o resultado da primeira partida não surpreendeu a muitos. O Taubaté, sempre forte nas competições, se classificou em segundo, com apenas dois pontos a menos em relação ao Cruzeiro e recebeu o sétimo colocado América, que fez uma boa primeira partida, mas não evitou a derrota por 3x0. As equipes se enfrentam pela partida, que pode ser a última, nesta quinta-feira, 18, às 16h30, com transmissão do Sportv.

Vôlei Renata x AZULIM/GABARITO/Uberlândia

No confronto entre o terceiro e o sexto colocados, o Vôlei Renata se deu melhor e saiu vencedor nas duas primeiras partidas. O confronto foi o mais disputado dos Playoffs até o momento. O clube de Campinas, São Paulo, se classificou mas com duas vitórias de 3x2 sobre os mineiros. Agora os paulistas têm tempo para recobrar as forças e partir para a semifinal.

Minas Tênis Clube x APAN/ELEVA/Blumenau

Dentre as quatro equipes mineiras classificadas para as quartas de final, o Minas foi o único classificado até o momento, vencendo as duas primeiras partidas por 3x0 e 3x1, respectivamente. Com a eliminação do Uberlândia, e América e Cruzeiro largando atrás em seus confrontos, o Minas é o único a ter algum resultado positivo nesses playoffs. Apesar do placar elástico, a partida foi muito disputada e os sets não foram vencidos com folga em quase nenhum momento.

Confrontos (Feminino)

Itambé Minas x Brasília Vôlei

Primeiro colocado na disputa de pontos corridos, o Itambé Minas saiu na frente no confronto contra o Brasília. A vitória por 3x0 teve o primeiro e o terceiro set vencidos tranquilamente, já o segundo foi mais disputado, mas mesmo assim a equipe mineira venceu por 28x26. As equipes fazem o segundo jogo, que pode ser o último do confronto, nesta quarta-feira, 17, às 14h, e será transmitido pelo Sportv.

Osasco São Cristovão Saúde x Curitiba Vôlei

Único classificado para a semifinal da categoria feminina, o Osasco bateu o Curitiba nas duas partidas. A primeira e mais disputada terminou com o placar de 3x2 para as paulistas, já a segunda foi um pouco mais tranquila e as semifinalistas venceram por 3x1. Agora as meninas de Osasco esperam a definição dos próximos classificados e já visam o próximo confronto.

Dentil Praia Clube x São Paulo FC/Barueri

Donas da terceira posição na fase classificatória, as meninas do Praia Clube começaram os playoffs com vitória, mas apertada. O primeiro jogo foi disputado, mas o clube mineiro conseguiu a vitória por 3x2 e terá vida difícil na segunda partida, que acontece nesta quinta-feira, 18, às 14h, com transmissão do Sportv.

SESI Vôlei Bauru x SESC RJ Flamengo

Como já era esperado, o quarto e o quinto colocado fazem um dos confrontos mais disputados da competição. Os dois primeiros jogos tiveram uma vitória para cada lado. Na primeira partida o SESC Flamengo venceu por 3x1 com sets bem apertados, já na segunda o SESI Bauru por 3x0, também com sets apertados. A partida derradeira acontece nesta sexta-feira, 19, às 19h e terá transmissão do Sportv.

Favoritos e últimos campeões

Na categoria masculina, mesmo largando atrás na disputa da vaga na semifinal, o SADA Cruzeiro é o time mais vitorioso dos últimos tempos e pode surpreender a qualquer momento. Nas últimas oito edições da competição, a equipe mineira venceu em seis oportunidades. 

Outra equipe muito forte, que sempre briga pelo título é o Taubaté. Com um elenco recheado de estrelas e de jogadores de primeira categoria, como Bruninho e Lucão, uma das maiores duplas que o esporte já viu, a equipe paulista foi a vencedora da última edição, em 2019 e tenta repetir agora, em 2021. A competição foi cancelada na temporada de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

Na categoria feminina, a disputa é um pouco mais equilibrada. Nas últimas sete edições, o SESC Flamengo venceu cinco, o Praia Clube uma e o Itambé Minas também uma. As mineiras são as atuais campeãs da competição e, se mantiverem o desempenho entregue na fase classificatória, tem tudo para conseguir mais um título. O Osasco entra por fora na disputa, mas cresceu na competição e pode surpreender.