Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / EITA!

FIVB anuncia mudança no formato de disputa para Paris 2024

FIVB mudou, com autorização do COI, o sistema de classificação e também de competição na disputa do vôlei para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024

Redação Publicado em 07/04/2022, às 08h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FIVB anuncia mudanças no formato de disputa do vôlei nas Olimpíadas - GettyImages
FIVB anuncia mudanças no formato de disputa do vôlei nas Olimpíadas - GettyImages

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou algumas mudanças no sistema de classificação olímpica e na forma de disputa da modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Tendo a autorização do COI (Comitê Olímpico Internacional), a entidade diminuiu o número de Pré-Olímpicos, deu fim aos Pré-Olímpicos continentais entre outros.

A FIVB ainda vai passar a adotar o ranking como sistema de corte, onde 12 seleções de cada naipe vão ficar com uma vaga para as Olimpíadas. Além disso, o formato também mudou, e ao invés de ser dois grupos de seis, como era até Tóquio, agora serão três chaves com quatro equipes cada já para a próxima edição.

Canal - SportBuzz

Conseguir uma vaga olímpica foi o setor que sofreu as maiores alterações. Por ser o país-sede, a França já está garantida nos dois naipes, e os outros onze lugares serão preenchidos de duas formas: Seis seleções em cada gênero vão se classificar pelos três torneios pré-olímpicos que serão realizados entre setembro e outubro de 2023. Antes, eram seis disputas.

As outras cinco vagas por gênero serão definidas tendo o ranking como base. Assim, a FIVB vai levar em consideração as cinco seleções mais bem colocadas nesse sentido. Porém, para respeitar o princípio de universalidade das Olimpíadas, os continentes que ainda não tenham nenhuma equipe classificada ficam com uma possível prioridade.

FIVB anuncia mudanças na disputa do vôlei nas Olimpíadas
FIVB anuncia mudanças na disputa do vôlei nas Olimpíadas (Crédito: GettyImages)

Assim, a ordem fica com as seleções de continentes que ainda não se classificaram e na sequência os times mais bem ranqueados que ainda não se classificaram. Dentro de quadra as coisas também mudaram. Agora, serão três grupos com quatro seleções em cada, sendo que os dois primeiros colocados de cada são os que avançam às quartas de final. 

As outras duas vagas ficam para os dois melhores terceiros colocados. Dessa forma, cada equipe vai jogar menos partidas nas Olimpíadas, algo que já era pedido por algumas seleções há algum tempo. Para se ter uma ideia, a seleção que chegar até a final terá disputado seis jogos. Em Tóquio, por exemplo, eram oito confronto até a decisão.