Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Vôlei » EXCLUSIVO!

EXCLUSIVO: Evandro Guerra fala sobre melhor momento da carreira e projeta suas expectativas para os Jogos Olímpicos!

Oposto do Sada Cruzeiro ainda comentou sobre aposentadoria das quadras e planos para o futuro

Izabella Macedo Publicado em 16/04/2020, às 17h00

Evandro Guerra fala sobre melhor momento da carreira e projeta suas expectativas para os Jogos Olímpicos
Evandro Guerra fala sobre melhor momento da carreira e projeta suas expectativas para os Jogos Olímpicos - Instagram

O Sada Cruzeiro começou a temporada a todo vapor, tanto que antes da paralisação dos campeonatos por conta da crise provocada pelo novo coronavírus, a equipe comandada pelo argentino Marcelo Mendez conquistou a segunda colocação na tabela de classificação ficando somente um ponto atrás do líder, EMS Taubaté Funvic.

Um dos comandantes dessa campanha espetacular é Evandro Guerra. O oposto de 38 anos é um dos atletas mais experientes do elenco e está disputando sua quarta temporada pela equipe Celeste depois de chegar em 2016/17.

Sua carreira no vôlei é recheada de títulos e um ano em especial marca seus dias até hoje. 

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o atleta comentou sobre suas conquistas em 2016, o tal fatídico ano.

Além de ser escolhido como o Melhor Oposto do Campeonato Mundial de Clubes, na época, Evandro também foi Campeão Olímpico na Rio 2016, Campeão Mundial, Bicampeão da Superliga, Bicampeão da Supercopa e Tetracampeão Mineiro.

Sobre esse momento histórico, o atleta não hesitou em afirmar que foi o ano mais marcante da carreira e ainda citou um detalhe que o tornou ainda mais especial.

“Ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016, o Mundial de Clubes, entre outros foi sensacional, é o que todo atleta sonha e almeja e sem dúvidas 2016 ficará marcado eternamente. Jamais esquecerei o momento em que recebi a medalha de ouro e pude ter minha filha (Tainá Chiccoli Guerra) no pódio comigo”, disse.

Evandro Guerra com sua filha Taína Chiccoli Guerra no pódio dos Jogos Olímpicos 2016 (Crédito: Divulgação)

 

Mesmo tendo conquistado praticamente tudo que é possível dentro da modalidade, Evandro não pensa em parar, muito pelo contrário. 

O oposto ainda sonha em disputar mais uma Olimpíada e afirma que caso os companheiros precisem dele em quadra, seu objetivo é estar preparado para os Jogos de 2021.

“Eu acho que a seleção brasileira, como sempre entrará fortíssima para esse campeonato, com chances de levar a medalha de ouro novamente. Minha expectativa é estar na melhor forma possível, assim, se precisarem de mim estarei preparado”, contou.

Ao acompanhar as partidas em que Evandro joga, é perceptível que a idade ainda não o afeta nem um pouco.

Com relação a aposentadoria, o atleta afirma que esse tema não está passando pela cabeça no momento, mas que se caso acontecer antes do esperado, já tem planos para o futuro.

“Ainda não penso na aposentadoria (...), mas de qualquer forma, estou com alguns projetos extra quadra, virei empresário no setor da moda feminina com a marca 8BE,  virei modelo (risos) e estou preparando uma palestra contando tudo sobre minha profissão, quero apresentá-la tanto para novos jogadores a empresários de sucesso”, disse antes de completar.

“Acho que o esporte ensina muito, sobre tudo. Por exemplo, liderança, responsabilidade, e tenho vontade de continuar inspirando, sendo uma fagulha na vida de todos a minha volta”, concluiu.

Em meio a pandemia de coronavírus em todo o mundo, a Superliga Masculina teve que ser paralisada pela Confederação Brasileira de Voleibol, CBV, por motivos de segurança. 

Ao contrário do que aconteceu com a modalidade feminina, que teve todos os seus jogos cancelados mesmo antes da realização dos playoffs, a entidade optou por paralisar as partidas masculinas inicialmente por 30 dias e depois prorrogou a decisão.

A partir desse cenário, começou a ser discutido por parte dos atletas um possível cancelamento também do evento na categoria masculino. Apesar de o tema dividir opiniões, Evandro avalia que é o certo a se fazer nesse momento.

“Infelizmente, não existe outro caminho a ser seguido. Fico triste, porque é um trabalho que envolve muitas pessoas, não só os atletas. Sinto muita falta da minha rotina profissional”, lamentou.

No entanto, mesmo com a indecisão sobre o retorno dos campeonatos e principalmente das atividades em quadra, o oposto segue com sua rotina de treinos em casa e busca não perder tanto condicionamento físico.

“Tenho feito alguns exercícios físicos com os aparelhos que possuo em casa, e treinando com o peso do meu corpo também. Mas infelizmente isso não é suficiente para uma atleta, minha meta é não perder tanto condicionamento, pois o ritmo é impossível não perder”, contou.

A previsão inicial anunciada pela CBV era que as atividades retornassem no dia 20 deste mês, porém, no cenário atual é praticamente impossível que tudo se normalize a ponto de as atividades esportivas voltarem ao normal tão rapidamente.

Na visão de Evandro, se as competições retornassem neste mês, não seria possível voltar a competir no mesmo nível de antes da paralisação.

“Na nossa realidade isso não é possível, porque teríamos pouco tempo para se preparar, e muitos jogos a serem feitos ainda. Para voltarmos ao nível de quando ocorreu a paralisação precisaríamos começar com calma para evitar lesões, pois estamos um longo período sem o treinamento necessário para que se possa jogar em alto nível”, finalizou. 


5 itens essenciais para quem gosta de vôlei

1- Bola de Vôlei Mikasa - https://amzn.to/2PkNAnQ

2- O que é vôlei: Histórias, regras, curiosidades - https://amzn.to/35YQy7c

3- Rede Vôlei Praia - https://amzn.to/366w9NB

4- Tênis Asics Gel Task Vôlei - https://amzn.to/2JpVEQq

5- Bolsa Fitness Fred Hard Vôlei - https://amzn.to/2JoFjv4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!